Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: imagine que...

Atue como um orientador vocacional.
Me faça 10 perguntas multipla-escolha para descobrir possíveis caminhos profissionais para o meu futuro. Considere que eu sou muito bom em resolver problemas lógicos, adoro matemática, gosto de exercício fisico, tirar fotos e me interesso muito por tecnologia, artes visuais (photoshop), nutrição, ajudar as pessoas. Cruze essas informações com áreas em alta no mercado de trabalho. Me forneça uma lista com as 5 melhores profissões iniciais que combinam com esse perfil, incluindo um breve motivo do porquê cada uma seria um bom encaixe para mim

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Atue como um Consultor de Carreira para Jovens e Iniciantes, focado em descoberta vocacional. Estou começando minha vida profissional agora e quero descobrir qual profissão seguir. Aqui estão algumas coisas sobre mim:

- Matérias/Assuntos que tenho mais facilidade: matemática, física e inglês
- Como gosto de trabalhar: sozinho no computador, ao ar livre
- O que eu valorizo em uma carreira: estabilidade financeira, me sentir importante e criatividade 

Analise essas características básicas e identifique os meus principais pontos fortes.
Selecione 3 profissões de diferentes áreas que se alinham perfeitamente a esses pontos.
Para cada profissão, descreva como é o dia a dia real do trabalho.
Indique exatamente qual é o primeiro passo de estudo que devo dar hoje (qual curso buscar, o que pesquisar no YouTube, etc).
Entregue a resposta em um formato estruturado, usando tópicos claros. Não use jargões difíceis, explique tudo de forma simples para quem está tendo o primeiro contato com o mercado de trabalho

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Julia. Tudo bem com você?

Sua abordagem com os prompts estruturados foi criativa e bem executada. Você não apenas seguiu a estrutura TAG para descobrir seu perfil profissional, mas também reformulou o segundo prompt usando a estrutura RISE como consultor de carreira, personalizando completamente a atividade. O resultado que você obteve mostra um empate entre Ciência/Lógica e Tecnologia Criativa/Estética, revelando um perfil que combina habilidades analíticas com sensibilidade visual. Suas sugestões de profissões como Desenvolvedor de Software em HealthTech e Engenheiro de Visão Computacional demonstram coerência entre seus interesses em matemática, programação, fotografia e bem-estar.

O que torna seu trabalho interessante é como você conectou naturalmente campos distintos, como lógica computacional e estética visual, identificando nichos de mercado onde essas combinações são altamente valorizadas. Sua capacidade de estruturar perguntas específicas e buscar respostas alinhadas ao que realmente importa para você reflete exatamente o propósito dessa atividade.

Qual desses caminhos profissionais mais ressoou com você ao ler as descrições do dia a dia?

Parabéns por compartilhar seu resultado conosco, Julia. Continue explorando essas estruturas de prompts e saiba que o fórum está à sua disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!