Olá, pessoal! Optei por pedir ao ChatGPT que me fizesse 10 perguntas para que eu pudesse responder. Ao fim, ele elaboraria um diagnóstico da minha forma de aprendizagem, para que eu possa aplicá-lo aqui nos meus estudos neste curso de Análise de Dados da Alura. Segue abaixo o resultado:"
Diagnóstico do Meu Estilo de Aprendizagem
Durante um exercício de autoconhecimento sobre estilos de aprendizagem, respondi a um questionário com 10 perguntas baseadas nas preferências de aprendizagem relacionadas aos canais visual, auditivo, leitura/escrita e cinestésico.
Perguntas e minhas respostas
1. Você prefere assistir a uma videoaula ou ver gráficos e mapas mentais do que apenas ouvir o professor falar?
Resposta: Sim
2. Se alguém te ditar um número de telefone, você consegue memorizá-lo facilmente sem precisar anotar?
Resposta: Não. Preciso anotar.
3. Você sente necessidade de sublinhar, usar canetas coloridas ou fazer resumos escritos enquanto estuda?
4. Você costuma ler as coisas em voz alta ou "falar sozinho" para conseguir entender um assunto complexo?
5. Você sente que aprende muito mais quando faz exercícios práticos, cria projetos ou "põe a mão na massa"?
6. Em uma palestra ou aula, você se distrai facilmente se houver ruídos ou barulhos no ambiente?
Resposta: Não
7. Você prefere instruções escritas (como um manual ou mensagem de texto) a instruções faladas?
8. Você acha difícil ficar sentado estudando por muito tempo e sente necessidade de levantar ou se movimentar?
9. Você se lembra mais facilmente do rosto das pessoas do que dos nomes delas?
10. Você gosta de participar de debates, rodas de conversa ou explicar a matéria para um colega para fixar o conteúdo?
Diagnóstico do meu estilo de aprendizagem
Após analisar minhas respostas, identifiquei que meu estilo predominante é o Visual-Leitor, com características secundárias dos estilos Auditivo e Cinestésico-Prático.
Perfil predominante: Visual-Leitor
Aprendo melhor quando utilizo recursos visuais e escritos, como:
- Videoaulas
- Mapas mentais
- Infográficos
- Resumos
- Anotações
- Destaques com cores
- Textos organizados em tópicos
Percebi que escrever e visualizar informações me ajuda a compreender e reter melhor os conteúdos estudados.
Perfil secundário: Auditivo
Também apresento algumas características do estilo auditivo, pois costumo ler em voz alta ou explicar conteúdos para mim mesma quando preciso compreender assuntos mais complexos.
Perfil complementar: Cinestésico-Prático
Embora eu não tenha necessidade constante de me movimentar durante os estudos, aprendo melhor quando aplico os conhecimentos na prática, realizando exercícios, projetos e atividades concretas.
Estratégias de estudo que funcionam melhor para mim
- Assistir videoaulas acompanhadas de anotações.
- Criar mapas mentais e esquemas visuais.
- Fazer resumos com minhas próprias palavras.
- Utilizar marcações e cores para organizar informações.
- Explicar conteúdos em voz alta.
- Aplicar os conhecimentos em projetos reais.
- Transformar a teoria em prática o mais rápido possível.
Conclusão
Este exercício me ajudou a compreender melhor como aprendo. Identifiquei que minha aprendizagem acontece de forma mais eficiente quando sigo a sequência:
Ver → Escrever → Explicar → Aplicar
Conhecer meu estilo de aprendizagem será importante para planejar meus estudos, desenvolver minha autonomia e utilizar estratégias mais adequadas ao meu perfil, especialmente em cursos online e processos de aprendizagem contínua.
O texto está estruturado em formato acadêmico-reflexivo, adequado para publicação em fóruns educacionais como a Alura.
Aline Rosa