Aplicação do Prompt TAG
Para identificar meu estilo de aprendizagem, utilizei o Prompt TAG da seguinte forma:
Tarefa
Faça-me dez perguntas-chave em múltipla escolha para identificar meu estilo de aprendizagem.
Ação
Quero entender como identificar minha preferência de aprendizado e descobrir quais métodos funcionam melhor para mim.
Objetivo
Essa identificação será utilizada para melhorar meu desempenho nos estudos, organizar melhor minha rotina e aplicar estratégias mais adequadas no meu processo de aprendizagem.
Resultado Obtido com o Prompt TAG
Após responder às perguntas, o ChatGPT identificou que meu estilo de aprendizagem possui características de aprendizagem auditiva e colaborativa.
Isso significa que aprendo melhor:
- ouvindo explicações
- participando de discussões
- trocando ideias com outras pessoas
- utilizando videoaulas e conteúdos em áudio
- estudando em grupo ou em dupla
Também percebi que consigo fixar melhor os conteúdos quando explico o assunto para outra pessoa.
Aplicação do Prompt RISE
Depois de identificar meu estilo de aprendizagem, utilizei o Prompt RISE para solicitar estratégias de estudo alinhadas às minhas preferências.
Papel (Role)
Imagine que você é uma pessoa educadora corporativa especializada em treinamento de equipes.
Entrada (Input)
Descobri que meu estilo de aprendizagem é uma mistura de aprendizagem auditiva e colaborativa.
Passo a Passo (Steps)
Forneça duas estratégias de aprendizado para esses estilos, explicando passo a passo como aplicá-las.
Expectativa (Expectation)
Preciso otimizar meu processo de aprendizado para aplicar com minha equipe de atendentes no trabalho.
Estratégias de Aprendizado Sugeridas
Estratégia 1 — Discussões em Grupo com Conteúdos em Áudio
Passo a Passo
- Selecionar podcasts, gravações ou videoaulas relacionadas ao tema estudado
- Compartilhar o material com a equipe
- Realizar uma sessão de escuta coletiva
- Promover uma discussão em grupo sobre os principais pontos
- Registrar os aprendizados e aplicações práticas
Benefícios
- melhora da comunicação
- maior participação da equipe
- troca de experiências
- reforço do aprendizado auditivo
Estratégia 2 — Simulações de Atendimento em Dupla
Passo a Passo
- Criar situações reais de atendimento
- Dividir a equipe em duplas
- Realizar simulações de conversa com clientes
- Fazer feedback verbal após cada atividade
- Repetir os exercícios corrigindo pontos de melhoria
Benefícios
- desenvolvimento da comunicação
- aumento da confiança
- prática colaborativa
- aprendizado mais próximo da realidade
Reflexão Final
O uso dos prompts TAG e RISE ajudou bastante no entendimento do meu estilo de aprendizagem e na escolha de estratégias mais adequadas para minha rotina.
Com essas técnicas, consegui perceber que estudar não depende apenas da quantidade de horas, mas também da forma como o conteúdo é apresentado e praticado.
Além disso, os prompts facilitaram a criação de métodos mais organizados e alinhados à minha realidade profissional e acadêmica.