Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: imagine que...

Aplicação do Prompt TAG

Para identificar meu estilo de aprendizagem, utilizei o Prompt TAG da seguinte forma:

Tarefa

Faça-me dez perguntas-chave em múltipla escolha para identificar meu estilo de aprendizagem.

Ação

Quero entender como identificar minha preferência de aprendizado e descobrir quais métodos funcionam melhor para mim.

Objetivo

Essa identificação será utilizada para melhorar meu desempenho nos estudos, organizar melhor minha rotina e aplicar estratégias mais adequadas no meu processo de aprendizagem.

Resultado Obtido com o Prompt TAG

Após responder às perguntas, o ChatGPT identificou que meu estilo de aprendizagem possui características de aprendizagem auditiva e colaborativa.

Isso significa que aprendo melhor:

• ouvindo explicações
  • participando de discussões
  • trocando ideias com outras pessoas
  • utilizando videoaulas e conteúdos em áudio
  • estudando em grupo ou em dupla

Também percebi que consigo fixar melhor os conteúdos quando explico o assunto para outra pessoa.

Aplicação do Prompt RISE

Depois de identificar meu estilo de aprendizagem, utilizei o Prompt RISE para solicitar estratégias de estudo alinhadas às minhas preferências.

Papel (Role)

Imagine que você é uma pessoa educadora corporativa especializada em treinamento de equipes.

Entrada (Input)

Descobri que meu estilo de aprendizagem é uma mistura de aprendizagem auditiva e colaborativa.

Passo a Passo (Steps)

Forneça duas estratégias de aprendizado para esses estilos, explicando passo a passo como aplicá-las.

Expectativa (Expectation)

Preciso otimizar meu processo de aprendizado para aplicar com minha equipe de atendentes no trabalho.

Estratégias de Aprendizado Sugeridas

Estratégia 1 — Discussões em Grupo com Conteúdos em Áudio

Passo a Passo

1. Selecionar podcasts, gravações ou videoaulas relacionadas ao tema estudado
  2. Compartilhar o material com a equipe
  3. Realizar uma sessão de escuta coletiva
  4. Promover uma discussão em grupo sobre os principais pontos
  5. Registrar os aprendizados e aplicações práticas

Benefícios

• melhora da comunicação
  • maior participação da equipe
  • troca de experiências
  • reforço do aprendizado auditivo

Estratégia 2 — Simulações de Atendimento em Dupla

Passo a Passo

1. Criar situações reais de atendimento
  2. Dividir a equipe em duplas
  3. Realizar simulações de conversa com clientes
  4. Fazer feedback verbal após cada atividade
  5. Repetir os exercícios corrigindo pontos de melhoria

Benefícios

• desenvolvimento da comunicação
  • aumento da confiança
  • prática colaborativa
  • aprendizado mais próximo da realidade

Reflexão Final

O uso dos prompts TAG e RISE ajudou bastante no entendimento do meu estilo de aprendizagem e na escolha de estratégias mais adequadas para minha rotina.

Com essas técnicas, consegui perceber que estudar não depende apenas da quantidade de horas, mas também da forma como o conteúdo é apresentado e praticado.

Além disso, os prompts facilitaram a criação de métodos mais organizados e alinhados à minha realidade profissional e acadêmica.

2 respostas

Olá, Estudante. Como vai?

Excelente aplicação prática das metodologias apresentadas no curso! A engenharia de prompts se torna muito mais poderosa quando conectamos frameworks diferentes, exatamente como você fez ao usar o TAG (Tarefa, Ação, Objetivo) para o diagnóstico e o RISE (Papel, Entrada, Passos, Expectativa) para o plano de ação.

Gostaria de complementar sua publicação destacando o porquê de sua abordagem ter sido tão eficiente e dar uma sugestão de como você pode levar essa dinâmica de liderança e treinamento para o próximo nível com o ChatGPT.

Por que sua estratégia funcionou tão bem?

• Construção em Camadas: Em vez de pedir tudo de uma vez para a IA, você primeiro descobriu o seu perfil (diagnóstico) e depois usou esse resultado como base para o segundo prompt (solução). Isso reduz drasticamente as chances de a IA trazer respostas genéricas.
  • Foco no Contexto Profissional: Ao usar o RISE especificando o papel de "educadora corporativa" e a expectativa voltada para "equipe de atendentes", as respostas saíram do campo puramente acadêmico e ganharam aplicabilidade real de mercado (estudos de caso e simulações).

Sugestão de Próximo Passo: O Prompt de Calibração
Como você identificou que a sua equipe e você se beneficiam muito de simulações e áudio, você pode usar um terceiro prompt para criar os roteiros dessas simulações de atendimento. Veja este exemplo prático de prompt estruturado:

Atue como um cliente altamente exigente e insatisfeito com um atraso na entrega. Gere três cenários curtos de diálogos (scripts) para que minha dupla de atendentes possa treinar a técnica de escuta ativa e contorno de objeções baseada na Estratégia 2 que definimos antes.

Dessa forma, você automatiza a parte criativa e foca apenas na execução e no feedback com o seu time, aplicando o conceito de aprendizado ativo e colaborativo na prática.

Parabéns pela organização e pelo compartilhamento da sua estrutura de estudos! Com certeza vai inspirar muitos colegas no fórum.

Espero que possa ter lhe ajudado!

solução!

Obrigado pela dica