1
resposta

Faça como eu fiz: identifique suas métricas

Agora que compreendi os diferentes tipos de métricas aplicáveis em ambientes ágeis, consigo identificar quais delas podem ser mais relevantes para apoiar melhorias e decisões no meu contexto profissional.

Na minha organização, vejo que as seguintes métricas poderiam ser aplicadas com bons resultados:

Métricas de Negócio: como o NPS (Net Promoter Score) e a taxa de conversão podem ser valiosas para entender a percepção dos parceiros e clientes em relação ao serviço oferecido. Isso ajudaria a alinhar melhor o que é entregue com o que realmente gera valor.

Métricas de Processo: o Lead Time e o Cycle Time permitiriam monitorar o tempo entre o início e a conclusão de demandas, ajudando a identificar gargalos e melhorar o fluxo de atendimento entre as áreas.

Métricas Técnicas: caso envolva áreas de desenvolvimento, métricas como cobertura de testes automatizados e taxa de defeitos em produção seriam úteis para garantir a qualidade e a estabilidade das entregas técnicas.

Métricas Organizacionais: como velocidade da equipe e throughput, para compreender a capacidade de entrega e ajustar planejamentos futuros com mais previsibilidade.

Métricas de Vaidade: como número de chamados atendidos ou quantidade de tarefas concluídas, devem ser utilizadas com cuidado. Embora pareçam positivas, nem sempre refletem entregas de valor real. Por isso, é importante não tomar decisões baseadas exclusivamente nesse tipo de métrica.

A escolha consciente e equilibrada dessas métricas ajudaria meu time a identificar o que precisa ser ajustado, onde há desperdícios e o que realmente contribui para a geração de valor no dia a dia. Mais do que medir, é essencial interpretar os dados com foco em aprendizado contínuo e melhoria real do sistema de trabalho.

1 resposta

Olá, Karoline, como vai?

Sua análise está muito bem construída e demonstra uma ótima compreensão sobre a aplicação prática das métricas em ambientes ágeis. A forma como você segmentou as métricas e contextualizou cada uma dentro da sua realidade profissional mostra maturidade e clareza no entendimento dos conteúdos abordados no curso.

Gostei especialmente do seu olhar crítico sobre as métricas de vaidade, reconhecendo que nem toda métrica que aparenta progresso necessariamente representa valor. Esse tipo de reflexão é fundamental para promover decisões mais acertadas e sustentáveis no dia a dia do time.

Obrigado por compartilhar sua resposta. Continue participando e trazendo suas percepções para o fórum, ele está sempre à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!