1
resposta

Faça como eu fiz: identifique suas métricas

Sou da área de E-commerce e para métricas relacionadas à minha área e equipe, posso elencar as seguintes métricas:

  • Taxa de vendas por marketplace;
  • Taxa de cancelamento por marketplace;
  • Taxa de reclamações e/ou mediações por marketplace;
  • Taxa de conversão por departamento (climatização, eletrodomésticos, eletroportáteis);
  • Seller index (taxa de nível de atendimento disponível em todo marketplace);
  • Taxa de produtos devidamente cadastrados e ativos por marketplace;
  • Métricas derivadas de tráfego pago por marketplace, como CPC, ROI, lista de produtos, visitas, entre outros.
1 resposta

Olá, Luiz :)

No ambiente ágil, a ideia é focar em métricas que realmente tragam valor e ajudem a equipe a melhorar. Então, além das métricas que você já listou, você pode considerar algumas métricas ágeis, como:

  • Lead Time: o tempo que leva desde o momento que uma tarefa é identificada até sua conclusão. No seu caso, pode ser o tempo desde o momento que um produto é identificado para ser vendido até ele ser devidamente cadastrado e ativo no marketplace.

  • Cycle Time: o tempo que leva desde o momento que a equipe começa a trabalhar em uma tarefa até sua conclusão. No caso do E-commerce, pode ser o tempo que leva desde o momento que um produto é colocado no carrinho até a finalização da compra pelo cliente.

  • Throughput: a quantidade de tarefas concluídas em um determinado período de tempo. No seu caso, pode ser a quantidade de vendas realizadas por dia, por exemplo.

  • Work in Progress (WIP): a quantidade de tarefas que estão sendo trabalhadas ao mesmo tempo. No E-commerce, pode ser a quantidade de produtos que estão em processo de cadastramento ao mesmo tempo.

Essas são apenas algumas sugestões de métricas ágeis que podem ser aplicadas no seu contexto. Lembre-se que o importante é que as métricas escolhidas sejam realmente úteis para a sua equipe e contribuam para a melhoria contínua.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software