Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: explorando probabilidades

Para a sequência "eu gosto de comer", uma estimativa plausível das próximas palavras mais prováveis seria:

Palavra Probabilidade (estimada)
pizza 12%
arroz 9%
frutas 7%
massa 6%
feijão 5%

Gemini temperatura 1,9

Para a frase "eu gosto de comer", as probabilidades são distribuídas entre advérbios de modo e itens alimentares genéricos ou populares. Aqui estão as 5 palavras mais prováveis de virem a seguir:
bem: 26,45% (Uma expressão idiomática muito comum para indicar satisfação com a culinária ou hábito alimentar saudável).
muito: 20,12% (Advérbio de intensidade, muito comum em contextos informais).
de: 18,55% (Geralmente formando a expressão "comer de tudo", que tem alta frequência em bancos de dados conversacionais).
fora: 13,30% (Contexto social relacionado a restaurantes e lazer).
coisas: 9,18% (Normalmente seguido por adjetivos como "saudáveis", "gostosas" ou "diferentes").

1 resposta

Olá, Rúbia! Como vai?

Você mandou muito bem ao comparar as diferentes distribuições de probabilidade para a sequência "eu gosto de comer"!

Sua resposta demonstra clareza ao apresentar estimativas numéricas de forma organizada, consistência ao mostrar como diferentes modelos podem gerar variações nas palavras mais prováveis e objetividade ao destacar tanto alimentos quanto advérbios como opções plausíveis.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Explorar diferentes temperaturas: observar como valores mais altos ou baixos afetam a criatividade das respostas.
  • Comparar contextos: testar frases em diferentes cenários para ver como o modelo ajusta as probabilidades.
  • Registrar padrões: anotar quais tipos de palavras aparecem com maior frequência em cada configuração.

Ah uma pergunta: O que você considera mais interessante nesse tipo de análise, entender como a probabilidade muda com a temperatura ou observar quais palavras refletem melhor o uso cotidiano da linguagem?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!