1
resposta

Faça como eu fiz: explorando probabilidades

Prompt: Eu quero muito

1. saber (40%)
  2. ir (20%)
  3. agradecer (15%)
  4. ver (10%)
  5. mais (5%)
1 resposta

Olá, Marcos. Como vai?

Que exercício interessante você trouxe para o fórum! Embora pareça simples à primeira vista, o seu post toca no coração tecnológico de como as Inteligências Computacionais e os Modelos de Linguagem (LLMs, como o ChatGPT) funcionam por trás dos panos.

O que você esquematizou com essas porcentagens é exatamente o conceito de Probabilidade de Próximo Token (Next-Token Prediction).

A IA generativa não "pensa" como um ser humano e nem escolhe palavras graciosamente por causa do significado delas em si. Na verdade, ela funciona como um corretor ortográfico extremamente avançado do seu celular. Com base no histórico de tudo o que foi escrito antes (o contexto), ela calcula matematicamente qual é a palavra (ou pedaço de palavra, que chamamos de token) que tem a maior chance estatística de aparecer em seguida.

Como a IA lê o seu prompt na prática

Se o prompt inicial enviado pelo usuário fosse apenas a frase "Eu quero muito", a rede neural do modelo faria um cálculo de distribuição de probabilidade baseado em todo o seu treinamento prévio. A tabela que você montou ilustra perfeitamente as decisões do algoritmo:

• "saber" (40%) $\rightarrow$ É a palavra com maior peso estatístico. Se a IA estiver configurada no modo padrão, ela completará a frase como: "Eu quero muito saber..."
  • "ir" (20%) ou "agradecer" (15%) $\rightarrow$ São alternativas gramaticalmente corretas e muito prováveis, mas que ficaram em segundo lugar na roleta matemática do modelo.
  • "mais" (5%) $\rightarrow$ Tem uma chance bem pequena, mas ainda é possível.

O segredo da Engenharia de Prompt: O parâmetro Temperature (Temperatura)

Sabia que na Engenharia de Prompt avançada nós conseguimos controlar como a IA lida com essas porcentagens que você postou? Existe uma configuração técnica nos bastidores dos modelos chamada Temperatura:

• Temperatura Baixa (próxima de 0): A IA se torna ultra-determinística e previsível. Ela vai escolher sempre a palavra de maior probabilidade (no seu caso, "saber", com 40%). É o ideal para códigos de programação, análises financeiras e tarefas exatas.
  • Temperatura Alta (próxima de 1 ou superior): A IA ganha "criatividade". Ela começa a ignorar a primeira opção e arrisca escolher palavras com menor probabilidade, como "ver" (10%) ou "mais" (5%). É isso que faz o modelo gerar poesias, histórias e ideias inovadoras diferentes a cada clique, mesmo que você envie exatamente o mesmo prompt.

Parabéns por trazer um exercício que demonstra a lógica matemática e estatística por trás da inteligência artificial generativa. É entendendo essa engrenagem de probabilidades que passamos a escrever prompts muito mais precisos e previsíveis!

Espero que possa ter lhe ajudado!