2
respostas

Faça como eu fiz: Exercício para encontrar o seu propósito

Minha experiência com a Mandala Ikigai

Ao praticar o exercício do Ikigai, percebi o quanto é importante refletir sobre o que eu amo fazer, no que sou bom, o que o mundo precisa e pelo que posso ser remunerado. Foi um momento de autoconhecimento, e pude perceber que algumas áreas que me interessam já estão alinhadas ao meu propósito, enquanto outras precisam de mais reflexão.

Esse exercício me ajudou a enxergar novas possibilidades para minha carreira e a entender que o propósito pode ser construído ao longo do tempo. Além disso, me trouxe clareza sobre o que realmente faz sentido para mim no dia a dia.

2 respostas

Olá, Evaldo! Tudo bem?

Que bacana ver que você está refletindo sobre o seu propósito utilizando a Mandala Ikigai! Esse é um exercício poderoso para ajudar a alinhar suas paixões, habilidades, necessidades do mundo e possibilidades de remuneração. É realmente um caminho de autoconhecimento que pode abrir novas perspectivas para sua carreira.

É interessante notar que você já identificou áreas que estão alinhadas ao seu propósito e outras que precisam de mais reflexão. Isso é completamente normal e faz parte do processo de descoberta. O importante é continuar explorando e ajustando conforme você ganha mais clareza sobre o que realmente importa para você.

A Mandala Ikigai é uma ferramenta que pode ser revisitada ao longo do tempo, à medida que suas prioridades e interesses evoluem. Continue se permitindo esse espaço de reflexão e ajuste, e você verá como isso pode trazer mais satisfação e sentido para sua vida profissional.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Evaldo!

Achei muito interessante a sua experiência com a Mandala Ikigai. Esse exercício realmente nos leva a uma jornada de autoconhecimento e clareza sobre nossas escolhas. É incrível perceber como algumas áreas já estão alinhadas ao nosso propósito, enquanto outras ainda precisam ser exploradas com mais profundidade.

Gostei especialmente da sua reflexão sobre o propósito ser algo que pode ser construído ao longo do tempo. Muitas vezes, buscamos respostas imediatas, mas esse caminho de descoberta é contínuo e evolui com nossas experiências. Espero que essa clareza te ajude a tomar decisões mais alinhadas com o que realmente faz sentido para você.

Sucesso na sua jornada!