Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz: Etapa de Imersão

Sobre a questão de como eu iniciaria a etapa de imersão de um desafio: primeiro eu buscaria coletar dados básicos a respeito do setor em que a empresa está inserida (quais os produtos/serviços oferecidos, qual o público alvo, é uma empresa pequena, média ou grande, etc). Coletados estes dados utilizaria observação, a fim de coletar dados a respeito da atual situação. Buscaria coletar dados sobre como funcionam dos processos, problemas existentes, e oportunidades de melhorias. Conversaria com os funcionários e pessoas responsáveis para obter a opinião deles sobre os problemas e melhorias. E por último utilizaria empatia, passando por todas as etapas que o consumidor passa, de forma a avaliar melhor o funcionamento dos processos e identificar os espaços para melhoria.

1 resposta
solução!

Olá, Míriam. Tudo bem com você?

Parece que você está no caminho certo.

Sua abordagem inicial de coletar dados básicos sobre o setor é uma excelente maneira de começar. Isso lhe dará uma compreensão geral do ambiente em que a empresa opera.

A observação é uma das principais abordagens utilizadas durante a imersão. Como você mencionou, isso envolve observar como os processos funcionam, identificar problemas existentes e buscar oportunidades de melhoria. Por exemplo, se estivermos falando de uma empresa de varejo, você poderia observar como os clientes interagem com os produtos na loja ou como os funcionários lidam com as consultas dos clientes.

Conversar com os funcionários e pessoas responsáveis é outra abordagem importante. Eles podem fornecer insights valiosos sobre os problemas e melhorias potenciais. Por exemplo, eles podem ter ideias sobre como melhorar a eficiência do processo de atendimento ao cliente ou sugestões sobre novos produtos ou serviços que a empresa poderia oferecer.

Por último, mas não menos importante, a empatia é uma parte crucial da imersão. Isso envolve colocar-se no lugar do consumidor para entender melhor suas necessidades e experiências. Por exemplo, você poderia tentar usar os produtos ou serviços da empresa como um cliente faria, para identificar quaisquer problemas ou áreas de melhoria.

Lembre-se de que o objetivo é obter uma compreensão profunda do problema que você está tentando resolver, para que possa desenvolver soluções eficazes centradas no usuário.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!