1) Observação no próprio estabelecimento: Obersavaria a rotina, melhores horários, tempo que o cliente leva dentro do estabelecimento, disposição das prateleiras e setores mais visitados.
2) Observação em outros estabelecimentos: Observaria a rotina, curso delineado para o cliente entrar e sair na loja, disposição das prateleiras, produtos novos, setores, itens mais procurados. Tempo gasto pelos clientes ao visitarem a loja e observaria as compras mais recorrentes e setor de pet com mais variedades.
3) Empatia No próprio estavelecimento: Ofereceria um brinde para quebrar o gelo com o cliente e conversaria de forma amistosa e descontraída para extrair informações em relação a satisfação dos serviços prestados e produtos ofertados. Faria algumas perguntas específicas, porém não tão complexas sobre: O que motiva a pessoa em usar o estabelecimento ? Quais benefícios ela encontrar em usar ou comprar no estabelecimento? O que ela/ele sente falta e que traria mais satisfação ao usar o estabelecimento ?
Em outros estabelecimentos: Usar os serviços e refletir sobre o que mais me dá satisfação ao utilizar os serviços, dialogar com outros clientes e usuários para entender melhor a razão da escolha.
4) Sintetizar e Materializar Anotar todas as observações, criar um parâmetro através de similaridade nas pesquisas e discutir as principais causas dos problemas para entender os principais e solucionar.