Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: estratégia em UX - Mercado Pago

Vou discutir sobre como o aplicativo do Mercado Pago adota uma estratégia de UX que impacta no negócio e sobre como isso influência os meus hábitos e a minha experiência.

Eu sou induzido a usar frequentemente o aplicativo do Mercado Pago porque eles são uma das únicas instituições que oferecem um cartão virtual que funciona como um cartão de crédito que pode ser usado online para compras. Para que eu possa utilizar esse cartão é necessário eu manter uma quantia de dinheiro depositada no app para que eu consiga exibir os dados do cartão virtual de crédito. Eu parei para pensar e eu uso o aplicativo por causa disso, devido a essa necessidade, caso contrário, eu teria a tendência de usar outras instituições que tenho em mente.

Gostaria de um feedback sobre a redação da minha escrita e sobre como ela está estruturada. Quais são pontos positivos e o que poderia melhorar?

1 resposta

Olá, estudante. Tudo bem com você?

Sua reflexão traz um ponto fundamental, pois conectar a experiência de uso diretamente aos hábitos e aos objetivos de negócio da empresa é um exercício excelente na área de produtos digitais. Você conseguiu expor o gatilho de valor que prende sua atenção ao serviço, mostrando como uma funcionalidade do cartão virtual impacta a retenção de usuários.

Observar a jornada por esse ângulo demonstra uma visão crítica importante para a criação de soluções focadas em comportamento humano. Para dar um exemplo dentro desse contexto, estratégias de retenção como essa do Mercado Pago costumam mapear a dor do cliente, no caso a busca por um cartão prático, e transformar essa funcionalidade no principal motor para manter saldo em conta e engajamento constante na plataforma.

Parabéns pelo empenho na atividade e por compartilhar sua análise conosco, continue trazendo suas percepções para a comunidade.

Se surgir qualquer dúvida durante os seus estudos, o fórum está sempre à sua disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!