A equipe de revisão da EditoraX era formada por um time de 5 pessoas. Normalmente revisavam dois livros de 200 páginas simultaneamente em dois dias. O time funcionava bem até que chegaram três livros com 500 páginas para revisar.
Qual seria a melhor alternativa? Puxar os dois livros ao mesmo tempo para revisar ou dividir o trabalho de um livro de 500 páginas para o time todo e entregar o resultado mais rapidamente?
Dividir o trabalho de um livro de 500 páginas para o time todo.
Dado que um dos principais pilares do Kanban é a limitação do trabalho em execução, dividir somente um livro de 500 páginas é a melhor alternativa e, certamente, garantirá uma maior fluidez e entregará valor mais rapidamente ao Cliente.
Se diminuirmos a granularidade do problema para a página veremos que com dois livros de 200, cada membro da equipe trabalha com 80 páginas. Ao preferirmos pegar um livro de 500 páginas por vez, estaríamos aumentando o WIP para 100 páginas. Porém, ao pegarmos os dois livros de 500 páginas de uma só vez, aumentaríamos o WIP para 200 páginas. Como a ideia central está na redução do WIP, a alternativa de pegar um livro só por vez é a mais recomendada.