Para ter autonomia na delegação das atividades do time é necessário, principalmente, trabalhar a autoconfiança dos colaboradores do time, pois a confiança é desenvolvida no ambiente ao qual estão inseridos e devem nunca esquecer qual é o propósito do time.
Se o propósito é "criar um aplicativo número 1 de acesso", então a qualidade desse aplicativo deve estar num conceito ótimo.
Mas para tomar decisões precisas e importantes no caminho do propósito do projeto, podem seguir a dinâmica dos 7 níveis das delegações que ajudarão o time a tomar medidas assertivas.
Agora, se mesmo assim, o time ainda se sentir inseguro nas tomadas de decisão podem desenvolver e aplicar a dinâmica para definir os acordos do time, por exemplo: “é / não é, faz / não faz”. Essa dinâmica ajuda todos a terem mais segurança no ambiente do trabalho e a ter mais clareza sobre o propósito do time.
Também faz necessário criar formas diferentes para desenvolver competências "soft skills" (habilidades interpessoais) e para isso é necessário:
- Desenvolver oportunidades para que os colaboradores mais experientes ajudem a desenvolver os conhecimentos dos mais novos;
- Ter feedbacks individuais mais constantes com os integrantes do time;
- Levantar as métricas do time, através do quadro Kanban, pois pelo quadro podem avaliar a taxa de vazão, tempo de trabalho, quantidade de cartões abertos, para que o time possa observar e avaliar suas entregas, analisando se estão bem ou se precisam melhorar;
- Estabelecer reuniões com as pessoas do mesmo nicho, para realizar um dia de exploração, onde as pessoas podem explorar novas soluções, não relacionadas a seu trabalho, para aprender e compartilhar novos conhecimentos, instigando a criatividade e inovação.
- Ser mais duro quanto a disciplina do time, ajudando a desenvolver habilidades interpessoais, como gestão do tempo, comunicação não-violenta, trabalho em equipe.
Também é necessário realizar avaliações que façam sentido às pessoas, mostrar no que as pessoas estão indo bem ou no que precisam melhorar, para isso é preciso:
- Avaliar habilidades baseadas nos "bugs" reportados, "review" de clientes sobre o produtos e avaliar disciplina, com base em pontualidade nas reuniões e atualização de "board" conforme o trabalho em andamento.
- Não avaliar somente pelo conhecimento técnico e experiência, mas sim por suas entregas e resultados que realizam.
- Avaliar múltiplas atividades e não apenas em um único foco que foi muito bom ou muito ruim.
- Avaliar múltiplas performances, em aprendizado a pessoa do time pode ter ido ruim no desenvolvimento de sua performance, mas ela precisa ter conhecimento sobre isso para melhorar nas próximas atividades.
- Realizar avaliações relativas, usando referências percentuais, por exemplo, desempenho desse trimestre foi 15% maior que o último, ou com negócios externos, o concorrente teve 10% a mais de avaliações negativas, no mês passado.
- Estabelecer ciclo de feedback mais curto, assim os membros do time possam melhorar seu progresso mais rapidamente ou se manterem motivados pelo trabalho que desempenham.
- Nunca criar avaliações da sua cabeça, a liderança deve garantir que tanto avaliações quantitativas quanto qualitativas sejam geradas pelo ambiente.