Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz: crie sua rede com 5 computadores no Packet Tracer!

Inicialmente, eu testei enviar mensagens de todos os computadores, uma para cada um deles, todavia, o resultado foi o congestionamento, isso devido a característica específica do HUB de só conseguir transmitir uma informação por vez por causa da possibilidade de colisão.

Tentativa 01

Depois, eu parti para enviar uma informação de cada vez e verifiquei que tudo ocorreu corretamente, demonstrando exatamente o processo de entrega: distribuição de mensagens para todas as máquinas da rede, aceitação apenas por aquela em que a mensagem foi especificada, resposta para o HUB e, no fim, resposta para o cliente que enviou a mensagem.

Tentativa 02/1

Tentativa 02/2

1 resposta
solução!

Oi, Diego! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua análise sobre o comportamento do HUB e o impacto das colisões na rede. Sua observação sobre o congestionamento ao enviar múltiplas mensagens mostra que você entendeu bem a limitação desse dispositivo e o funcionamento da comunicação em rede.

Continue explorando esses testes práticos, eles ajudam muito a fixar o conhecimento.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!