O objetivo será criar uma rede de um laboratório de pesquisa em uma versão reduzida, com sub-redes coerentes.
Para começar, eu arquitetei 3 laboratórios que teriam 5 computadores e 1 switch para cada um deles, sendo cada um configurado como um tipo de sub-rede. Todos esses switches se conectariam a um mesmo roteador, que funcionaria como gestor central desse grupo de laboratórios. Eu conectei as portas de forma coerente, os PCs na Fast Ethernet de cada switch, e depois adicionei um PC conectado à entrada console com cabo console para o roteador. No simulador, o PC console não seria tão necessário de manter, mas para uma arquitetura real, é interessante mantê-lo ali.
Depois disso, configuramos o roteador. O caminho é simples:
- Clicar na opção
CLI - Selecionar
Nopara que não seja necessária uma configuração tão profunda e complexa - Usar o comando
enablepara escalar suas permissões - Usar o comando
configurepara entrar no modo de configuração - Usar o comando
terminalpara configurar pelo terminal - Usar o comando
interface (interface a se conectar)para entrar nas configurações da interface específica desejada - Usar o comando
no shutdownpara ligar a interface - Usar o comando
ip address (ip manual) (máscara de sub-rede)para configurar o IP da interface (gateway para outros dispositivos) - Repetir o processo para todos
Depois disso, conectamos as portas e configuramos todos os computadores. Cuidado para não errar o cabo, porque eu errei e fiquei um bom tempo tentando descobrir de onde vinha o problema kkkkkk.
No fim, testei o ping em todas as redes e o processo funcionou corretamente.