1
resposta

Faça como eu fiz: crie e teste outros casos de rede!

O objetivo será criar uma rede de um laboratório de pesquisa em uma versão reduzida, com sub-redes coerentes.

Para começar, eu arquitetei 3 laboratórios que teriam 5 computadores e 1 switch para cada um deles, sendo cada um configurado como um tipo de sub-rede. Todos esses switches se conectariam a um mesmo roteador, que funcionaria como gestor central desse grupo de laboratórios. Eu conectei as portas de forma coerente, os PCs na Fast Ethernet de cada switch, e depois adicionei um PC conectado à entrada console com cabo console para o roteador. No simulador, o PC console não seria tão necessário de manter, mas para uma arquitetura real, é interessante mantê-lo ali.

Depois disso, configuramos o roteador. O caminho é simples:

1. Clicar na opção CLI
  2. Selecionar No para que não seja necessária uma configuração tão profunda e complexa
  3. Usar o comando enable para escalar suas permissões
  4. Usar o comando configure para entrar no modo de configuração
  5. Usar o comando terminal para configurar pelo terminal
  6. Usar o comando interface (interface a se conectar) para entrar nas configurações da interface específica desejada
  7. Usar o comando no shutdown para ligar a interface
  8. Usar o comando ip address (ip manual) (máscara de sub-rede) para configurar o IP da interface (gateway para outros dispositivos)
  9. Repetir o processo para todos

Depois disso, conectamos as portas e configuramos todos os computadores. Cuidado para não errar o cabo, porque eu errei e fiquei um bom tempo tentando descobrir de onde vinha o problema kkkkkk.

No fim, testei o ping em todas as redes e o processo funcionou corretamente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Diego! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você estruturou os laboratórios e organizou as sub-redes, isso mostra um bom entendimento da separação lógica e do papel do roteador como centralizador. Também foi importante você testar o ping entre as redes, isso valida bem a comunicação configurada.

Continue explorando diferentes cenários, isso fortalece muito sua base em redes e te prepara para situações reais.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!