A empresa em que eu trabalhei no passado foi a CASSI (Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil), que atua no setor de saúde suplementar, oferecendo plano de saúde para funcionários do Banco do Brasil, aposentados, pensionistas e seus dependentes, com foco em cuidado integral e prevenção.
Primeiramente, eu dividiria a base de leads por vínculo com a instituição, separando em grupos como: funcionários ativos, aposentados, pensionistas e dependentes. Isso é importante porque cada grupo possui necessidades diferentes dentro do plano de saúde e utiliza os serviços de forma distinta.
Em seguida, eu segmentaria os beneficiários por faixa etária, pois isso influencia diretamente no tipo de cuidado necessário. Por exemplo, jovens dependentes tendem a utilizar mais serviços pontuais, enquanto beneficiários mais idosos costumam demandar maior acompanhamento médico e exames preventivos.
Depois disso, eu organizaria os leads pelo nível de utilização do plano, separando em usuários frequentes, moderados e de baixa utilização. Essa segmentação ajuda a identificar quem já está engajado com os serviços da CASSI e quem precisa ser estimulado a utilizar melhor os recursos disponíveis, como telemedicina e programas de prevenção.
Também consideraria a localização geográfica, já que a rede de atendimento pode variar conforme a região, permitindo campanhas mais direcionadas de acordo com a unidade de referência de cada beneficiário.
Por fim, toda comunicação por e-mail deve ser personalizada de acordo com cada segmento, utilizando uma linguagem adequada para cada público. O objetivo não é apenas informar, mas gerar valor, proximidade e identificação com o beneficiário, fortalecendo o relacionamento e incentivando o uso consciente e contínuo dos serviços da CASSI.