1
resposta

Faça como eu fiz: conversão de temperaturas

Boa tarde pessoal!

Fiz dessa forma no VScode o meu conversor de temperatura, espero poder ajudar.

import java.util.Scanner;

public class Main {

public static void main(String[] args) {
    Scanner scanner = new Scanner(System.in);

System.out.println("Olá, esse é o meu conversor de temperatura!");
    System.out.print("Digite a temperatura em Celsius: ");

double temperaturaEmCelsius = scanner.nextDouble();
    double temperaturaEmFarenheit = (temperaturaEmCelsius * 1.8) + 32;

System.out.println("A temperatura em Fahrenheit é: " + temperaturaEmFarenheit);

scanner.close();
}

}

OBS: Utilizei a biblioteca scanner, para fazer a leitura da entrada de dados do usuário.

1 resposta

Oi, Rafael, como vai?

Seu código funcionou corretamente para a proposta da atividade, e a utilização do Scanner foi uma ótima escolha para permitir a entrada de dados pelo usuário. O cálculo da conversão também foi aplicado corretamente utilizando a fórmula de Celsius para Fahrenheit.

Um detalhe interessante é que a atividade também sugeria exibir o valor em Fahrenheit sem casas decimais utilizando uma variável inteira e casting. Como seu código já calcula corretamente o valor em double, você poderia complementar assim:

int temperaturaInteira = (int) temperaturaEmFarenheit;

System.out.println("Temperatura sem casas decimais: " + temperaturaInteira);

Isso converte o valor decimal para inteiro, removendo as casas decimais.

Também foi muito positivo você comentar sobre o uso da biblioteca Scanner, porque entender a função das bibliotecas ajuda bastante na leitura e organização dos programas em Java.

Parabéns por compartilhar sua solução e também pela iniciativa de explicar parte do código para os colegas. Isso ajuda bastante no aprendizado coletivo. O fórum está à disposição para acompanhar sua evolução.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!