Na ESX 2024 realizada em junho desse ano na Praça do Papa em Vitória/ES, o governo do estado do ES mostrou projetos de inovação social em destaque, com a participação das Secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Direitos Humanos (SEDH).
Um dos projetos é o Cocreation Lab, que é um ambiente colaborativo voltado para pessoas que tenham ideias nas áreas de economia criativa com potencial de gerar novos empreendimentos.
Consistem num laboratório que trabalha desde a ideação até a aceleração de negócios a partir de uma metodologia única, a TXM Business! A partir de editais são selecionados ideias de negócio, que, ao longo de cinco meses, passam por um processo de pré-incubação no qual se têm à disposição um conjunto de atividades e apoio institucional que auxiliarão nas etapas de validação dos modelos de negócios.
Para se ter uma ideia, um dos editais com inscrição aberta no momento é O Cocreation Social Lab Morro do Horacio que é um programa inovador promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e o SEBRAE-SC, com execução da TXM Methods.
Voltado para a transformação de ideias em negócios, o programa utiliza a metodologia TXM Business para capacitar e apoiar empreendedores das comunidades, com o objetivo de fortalecer a economia local, incentivando o empreendedorismo e criando oportunidades de crescimento e geração de renda.
É um bom exemplo de como o poder público pode formentar projetos inovadores, com geração de renda e inclusão social, ainda mais atualmente, quando a crise faz crescer a informalidade no mercado de trabalho.