Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: conte histórias

Eu gosto muito do trabalho do Eduardo Lyra, porque ele transforma uma realidade difícil em ação de verdade. Ele criou a Gerando Falcões para ajudar a mudar a vida de muita gente nas favelas, com projetos de esporte, cultura, qualificação profissional e apoio a lideranças sociais. O mais legal é que ele usa a própria vivência na periferia para pensar soluções que fazem sentido de verdade para quem mais precisa.

• A Gerando Falcões ganhou destaque nacional por transformar a ideia de ajuda social em ações práticas dentro das favelas.

• O trabalho do Eduardo Lyra também chamou atenção por valorizar lideranças locais, mostrando que as próprias comunidades podem gerar mudança.

• Outro marco foi a expansão de projetos voltados para educação, cultura e geração de renda, aumentando o alcance do impacto social.

1 resposta

Olá, Bruno! Tudo bem?

A sua atividade “Faça como eu fiz: conte histórias” ficou muito bem conectada ao tema de inovação social e empreendedorismo, trazendo o exemplo do Eduardo Lyra e da Gerando Falcões como uma referência forte de impacto real.

Você destacou bem como uma boa história ganha força quando une vivência, propósito e ação prática, mostrando que narrativas de impacto não servem apenas para inspirar, mas também para mobilizar pessoas, recursos e comunidades em torno de uma transformação possível. Uma dica interessante é observar sempre três elementos ao contar histórias de impacto social: quem vive o problema, qual mudança foi construída e que resultado essa mudança gerou; assim, a mensagem fica mais clara, humana e engajadora.

Que outro exemplo de empreendedorismo social você acredita que também conta uma história capaz de inspirar mudanças?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!