Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos

Olá, Colegas!

Personalizando Minha Rotina de Estudos

Para identificar meu estilo de aprendizagem, utilizei o GPT e realizei uma autoavaliação. O resultado indicou que possuo uma combinação de aprendizagem auditiva e colaborativa. Aprendo melhor por meio de explicações, diálogos, troca de experiências e discussões com outras pessoas.

Em seguida, analisei minhas estratégias de estudo atuais. Costumo organizar meus materiais em anotações digitais e documentos organizados por tema. Para memorização, utilizo revisões periódicas, resumos e explicações em voz alta. Meu ambiente de estudo é geralmente tranquilo e organizado, permitindo boa concentração.

Com base nas orientações fornecidas pelo GPT, elaborei uma rotina de estudos alinhada ao meu perfil. Como trabalho de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e realizo atividade física após o expediente, defini períodos de estudo mais curtos durante a semana e períodos mais longos aos finais de semana.

Plano de Estudos para as Próximas Semanas

Segunda a Sexta-feira

• 20h30 às 21h30: estudo dos conteúdos programados por meio de videoaulas, podcasts e leituras complementares.
  • 21h30 às 21h45: revisão rápida dos principais pontos estudados.
  • Participação em fóruns ou grupos de discussão quando disponível.

Sábado

• 9h às 11h: revisão dos conteúdos estudados durante a semana.
  • Resolução de exercícios e atividades práticas.

Domingo

• 9h às 12h: aprofundamento dos conteúdos mais complexos.
  • Planejamento das metas e atividades da semana seguinte.

Metas de Aprendizagem

• Manter uma rotina regular de estudos.
  • Concluir os módulos dos cursos em andamento.
  • Participar ativamente de discussões e fóruns relacionados aos conteúdos.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades práticas e situações do cotidiano profissional.

Reflexão

A utilização do GPT permitiu identificar características importantes do meu processo de aprendizagem e adaptar minha rotina de estudos às minhas necessidades. Acredito que a combinação de recursos auditivos, interação com outras pessoas e revisões frequentes contribuirá para melhorar meu desempenho e tornar o aprendizado mais significativo. Ao longo das próximas semanas, acompanharei minha produtividade e farei ajustes sempre que necessário para otimizar os resultados.

2 respostas
solução!

Oii, Vanelice!

A sua atividade sobre construir uma rotina de estudos mostra uma organização bem alinhada ao seu perfil de aprendizagem auditiva e colaborativa, usando o ChatGPT como apoio para personalizar horários, estratégias e metas de estudo.

A sua rotina ficou bem estruturada porque considera trabalho, atividade física, revisões e participação em fóruns, o que ajuda a tornar o aprendizado mais constante e aplicável.

Uma dica simples é acompanhar sua evolução ao final de cada semana: anote o que funcionou, o que ficou difícil e qual pequeno ajuste pode ser feito na semana seguinte, como reduzir um conteúdo em dias mais cansativos ou reservar mais tempo para revisão aos domingos.

Quais critérios você pretende usar para avaliar se essa rotina de estudos está funcionando bem nas próximas semanas?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Lorena!

Obirgado pelas observações e dica!
Pretendo sim.