Planejamento de Estudos Baseado no Meu Estilo de Aprendizagem
Após realizar uma análise do meu estilo de aprendizagem com o auxílio do ChatGPT, identifiquei que possuo um perfil predominantemente autodidata, reflexivo e baseado em leitura e escrita. Tenho facilidade para aprender de forma independente por meio de cursos online, pesquisas e anotações. Além disso, costumo compreender melhor os conteúdos quando consulto diferentes fontes sobre o mesmo assunto e faço registros escritos dos principais conceitos.
Atualmente, minhas estratégias de estudo incluem a realização de anotações durante as aulas e leituras. No entanto, percebi que enfrento algumas dificuldades relacionadas à distração, concentração e organização da rotina de estudos. Também notei que nem sempre concluo todos os cursos que inicio, o que demonstra a necessidade de desenvolver maior disciplina e constância.
Com base nas orientações recebidas, decidi adotar uma rotina de estudos estruturada, utilizando a técnica Pomodoro, que consiste em estudar durante 25 minutos e realizar pausas de 5 minutos entre os ciclos. Também pretendo continuar utilizando anotações para registrar informações importantes e realizar revisões periódicas para reforçar a aprendizagem.
Plano de Estudos Semanal
Como trabalho durante a manhã, organizei meus estudos para o período da tarde, de segunda a sexta-feira.
Segunda-feira
- 14h00 às 15h30: Estudo do conteúdo principal da semana.
- 15h30 às 15h45: Intervalo.
- 15h45 às 17h00: Exercícios práticos e anotações.
- 17h00 às 17h30: Revisão do conteúdo estudado.
Terça-feira
- 14h00 às 15h30: Continuação do conteúdo principal.
- 15h45 às 17h00: Pesquisa complementar em outras fontes.
- 17h00 às 17h30: Elaboração de resumos.
Quarta-feira
- 14h00 às 15h30: Novo conteúdo ou módulo do curso.
- 15h45 às 17h00: Atividades práticas.
- 17h00 às 17h30: Revisão das anotações.
Quinta-feira
- 14h00 às 15h30: Continuação dos estudos.
- 15h45 às 17h00: Resolução de exercícios.
- 17h00 às 17h30: Revisão dos pontos com maior dificuldade.
Sexta-feira
- 14h00 às 15h30: Revisão geral da semana.
- 15h45 às 17h00: Atualização das anotações e organização do material.
- 17h00 às 17h30: Planejamento da semana seguinte.
Acompanhamento e Avaliação
Para acompanhar meu progresso, pretendo registrar semanalmente os conteúdos estudados, verificar se as metas foram cumpridas e avaliar meu nível de concentração durante os estudos. Caso perceba dificuldades em manter a rotina, farei ajustes nos horários ou nas estratégias utilizadas.
Ao longo do processo, utilizarei o ChatGPT como ferramenta de apoio para esclarecer dúvidas, sugerir novas técnicas de estudo e auxiliar na organização dos conteúdos. Dessa forma, espero desenvolver uma rotina mais eficiente, aumentar minha produtividade e melhorar minha capacidade de aprendizagem autônoma.