Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos

Estrutura do prompt utilizado:
R — Role (Papel):
Imagine que você é um mentor educacional especializado em técnicas de aprendizagem e produtividade.

I — Input (Entrada):
Quero explorar diferentes estilos de aprendizado para descobrir qual se adapta melhor a mim. Depois, quero analisar minhas estratégias atuais — organização do material, técnicas de memorização e ambiente de estudo — e receber orientações para criar uma rotina eficaz.

S — Steps (Passos):

Me ajude a identificar meu estilo de aprendizado com base em perguntas ou testes simples.

Analise minhas estratégias atuais e aponte pontos fortes e fracos.

Crie uma rotina de estudos detalhada para as próximas semanas, com metas e horários.

Inclua sugestões para ajustar essa rotina conforme minha produtividade.

Finalize com orientações para refletir e otimizar meu aprendizado ao longo do tempo.

E — Expectation (Expectativa):
Quero um plano de estudos personalizado, prático e adaptado ao meu estilo de aprendizado, que me ajude a manter constância e melhorar resultados.

Resultado:

1 chat mesmo prompt:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 chat mesmo prompt:

https://chatgpt.com/share/6a152153-c90c-83e9-ad9b-3041a29c46bd

2 respostas
solução!

Olá Brendo, como vai?

Agradeço por compartilhar.

Você estruturou muito bem o prompt usando R — I — S — E, deixando claro o papel do ChatGPT, o contexto da sua necessidade, os passos esperados e o resultado desejado. Isso ajuda a IA a entregar uma resposta mais personalizada e conectada ao seu objetivo de criar uma rotina de estudos prática.

Achei interessante como o resultado identificou pontos fortes, como curiosidade e busca ativa por conteúdo, mas também trouxe pontos de atenção, como falta de revisão estruturada e excesso de consumo em relação à produção. Uma boa forma de evoluir essa rotina é transformar cada estudo em uma pequena entrega prática, como um resumo, mapa mental, exercício resolvido ou mini projeto.

Pensando no seu perfil mais prático e investigativo, qual técnica você acredita que funcionaria melhor para manter constância: revisões semanais, projetos curtos ou metas diárias de estudo?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

projetos curtos, porque eles transformam o estudo em algo prático, mensurável e motivador. Cada mini‑entrega me ajuda a aplicar o que aprendi, visualizar progresso real e evitar cair no ciclo de apenas consumir conteúdo sem produzir.