1
resposta

Faça como eu fiz: construa sua rotina de estudos

Com base no exercício proposto, descobri que meu perfil é:
auditivo-social;
prático/cinestésico;
com forte complemento analítico-estratégico.

Isso significa que aprendo melhor por meio de trocas humanas, experiências práticas, aplicação imediata e conexão entre teoria e impacto real. Também tenho maior retenção quando consigo transformar conhecimento em ação, comunicação ou projetos concretos.

Entender isso me fez refletir e entender melhor as tecnicas sugeridas pelo chat de aprendizado contínuo para mim. Entre elas, a escolhida foi:
"Plano Estratégico de Aprendizagem — Método Layer Learning

Com base no seu perfil de aprendizagem, sua rotina profissional e seus objetivos de crescimento em comunicação, liderança, inovação, IA e diversidade, a estratégia mais eficiente para você é o Layer Learning (Aprendizado em Camadas).

Esse método funciona especialmente bem para profissionais multidisciplinares e estratégicos porque combina:

profundidade gradual;
aplicação prática;
repetição inteligente;
troca humana;
e construção de repertório.

Além disso, técnicas como active recall, spaced repetition e aprendizagem baseada em aplicação prática são amplamente apontadas como algumas das estratégias mais eficazes para retenção e aprendizado de longo prazo."

Achei muito maravilhoso esse exercício e estou colocando em prática minha nova agenda/plano de estudos.

1 resposta

Olá, Camille! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Observei que você explorou o Layer Learning para estruturar sua rotina de estudos, utilizou muito bem o perfil auditivo-social e prático/cinestésico para alinhar estratégias de aprendizado e ainda compreendeu a importância da aprendizagem contínua para conectar teoria e impacto real.

Uma sugestão para o futuro seria registrar os resultados de cada camada aplicada, como pequenos relatórios ou reflexões, para acompanhar a evolução e ajustar o plano de estudos de forma estratégica.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!