Com base no exercício proposto, descobri que meu perfil é:
auditivo-social;
prático/cinestésico;
com forte complemento analítico-estratégico.
Isso significa que aprendo melhor por meio de trocas humanas, experiências práticas, aplicação imediata e conexão entre teoria e impacto real. Também tenho maior retenção quando consigo transformar conhecimento em ação, comunicação ou projetos concretos.
Entender isso me fez refletir e entender melhor as tecnicas sugeridas pelo chat de aprendizado contínuo para mim. Entre elas, a escolhida foi:
"Plano Estratégico de Aprendizagem — Método Layer Learning
Com base no seu perfil de aprendizagem, sua rotina profissional e seus objetivos de crescimento em comunicação, liderança, inovação, IA e diversidade, a estratégia mais eficiente para você é o Layer Learning (Aprendizado em Camadas).
Esse método funciona especialmente bem para profissionais multidisciplinares e estratégicos porque combina:
profundidade gradual;
aplicação prática;
repetição inteligente;
troca humana;
e construção de repertório.
Além disso, técnicas como active recall, spaced repetition e aprendizagem baseada em aplicação prática são amplamente apontadas como algumas das estratégias mais eficazes para retenção e aprendizado de longo prazo."
Achei muito maravilhoso esse exercício e estou colocando em prática minha nova agenda/plano de estudos.