Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: conexão com o futuro

Ao fazer esse exercício de conexão com o futuro, imaginei uma versão minha mais alinhada com aquilo que venho buscando profissionalmente e pessoalmente.

Como estou agora, no futuro?

Estou atuando de forma mais clara em Governança & Performance, com mais espaço para contribuir em decisões estratégicas, organizar indicadores, conectar áreas e transformar dados em ações concretas. Também estou mais equilibrado, cuidando melhor da minha saúde, da minha família e do meu desenvolvimento contínuo.

Como isso aconteceu? Como cheguei lá?

Cheguei lá porque parei de tratar desenvolvimento como algo genérico e passei a transformar aprendizado em prática. Estudei com mais intenção, revisei temas que exigiam mais profundidade, busquei repertório em inovação, IA, gestão, finanças e comunicação, e comecei a aplicar esses conhecimentos em problemas reais.

Também aprendi a fazer melhores perguntas, a escutar mais antes de propor soluções e a não me apaixonar apenas por ideias ou ferramentas, mas pelos problemas que realmente precisam ser resolvidos.

Como eu me sinto?

Me sinto mais preparado, mais coerente e mais seguro sobre o meu caminho. Não no sentido de ter todas as respostas, mas de saber melhor quais perguntas fazer, quais problemas merecem atenção e que tipo de profissional quero ser.

Meu compromisso

Meu compromisso é continuar estudando com profundidade, revisitar os temas que ainda são novos para mim, aplicar o que aprendo em situações reais e buscar uma atuação profissional mais conectada com propósito, clareza, responsabilidade e impacto.

Também me comprometo a não deixar que a pressa por resultado me afaste da escuta, da reflexão e da construção de soluções mais conscientes.

1 resposta

Oi, Alessandro. Tudo bem?

É inspirador ver como você conseguiu projetar suas metas em Governança e Performance, traçando um caminho realista baseado em estudo intencional, escuta ativa e resolução de problemas reais. Essa clareza para assumir um compromisso com o seu desenvolvimento pessoal e técnico é o que transforma o aprendizado teórico em impacto prático no mercado.

No cotidiano corporativo, esse tipo de mentalidade se assemelha ao planejamento de longo prazo de grandes organizações, onde os líderes interrompem a rotina para avaliar tendências tecnológicas e redefinir o propósito da instituição. Ao mapear competências necessárias em inteligência artificial e finanças antes de tomar decisões, você age como um gestor que antecipa demandas em vez de apenas reagir aos acontecimentos.

Diante das ações firmadas para alcançar essa visão de carreira, qual dessas competências mapeadas você pretende priorizar neste momento para iniciar essa transformação?

Parabéns pela profundidade na atividade, obrigado por compartilhar suas reflexões e o fórum está sempre à disposição para acompanhar sua evolução.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!