Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Faça como eu fiz: conexão com o futuro

Estou agora em transição, aplicando os 15 anos de experiência comercial em B2B SaaS como diferencial na leitura de cliente e mercado. Cheguei aqui porque decidi testar a transição de forma gradual: conversei com pessoas de produto, identifiquei onde minha bagagem comercial gerava valor real (entendimento de dor do cliente, negociação, visão de funil) e estou buscando por um projeto que possa atuar com essa trajetória híbrida. Me sinto aliviado e mais inteiro, porque uno o que já sabia fazer bem com uma área nova que me energiza, e o medo inicial de prejudicar minha empregabilidade deu lugar à constatação de que ampliei minhas opções em vez de fechá-las.

Compromisso: nas próximas duas semanas, vou mapear 3 conversas com pessoas de produto que vieram de vendas ou comercial, para entender como fizeram essa ponte sem perder força no currículo.

1 resposta

Olá, Bruno. Tudo certo?

Sua abordagem para realizar a transição gradual entre áreas está alinhada com os princípios da Teoria U. Esse movimento permite que você reconheça onde sua experiência gera mais valor e que valide essas percepções por meio do diálogo com outras pessoas. Buscar conversas com profissionais que fizeram o mesmo caminho é uma estratégia eficaz para compreender quais habilidades destacar no currículo e como comunicar essa trajetória híbrida de forma coerente.

Ao explorar essas conexões, você pode identificar padrões de narrativa que adaptem sua experiência comercial para uma função mais ligada à área de produto, por exemplo, enfatizando o entendimento profundo das dores do cliente e a visão estratégica que essa área demanda. Isso cria uma ponte sólida entre o conhecido e o novo, enriquecendo seu perfil sem perder a força do histórico profissional.

Como você pretende registrar e aplicar os aprendizados dessas conversas para fortalecer seu networking e preparo para futuras oportunidades?

Parabéns pelo comprometimento e pelo direcionamento do seu desenvolvimento. O fórum está à disposição para continuar acompanhando sua jornada.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!