1
resposta

Faça como eu fiz: competências para atuar em CS

Entre as características de um profissional de Customer Success, acredito que possuo boa comunicação oral e escrita, empatia com clientes e parceiros, facilidade para trabalho em equipe e capacidade de desenvolver relacionamentos. Também considero que sou uma pessoa organizada e adaptável, o que ajuda bastante em situações que exigem mudanças rápidas e contato constante com diferentes pessoas.

Além disso, percebo que tenho interesse em entender as necessidades do cliente e buscar soluções para os problemas apresentados, algo muito importante para atuar com foco em Customer Success.

As características que gostaria de desenvolver mais são visão analítica e estratégica, habilidade de negociação e conhecimento técnico sobre produtos e serviços. Acredito que essas competências podem me ajudar a tomar decisões mais estratégicas, entender melhor os resultados e oferecer ainda mais valor aos clientes no futuro.

1 resposta

Oi, Nicole! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise sobre suas competências para atuar em Customer Success, ainda mais quando você reconhece pontos fortes como comunicação, empatia, organização, adaptabilidade e construção de relacionamentos. Essa percepção mostra um olhar bem alinhado com a cultura centrada no cliente.

Continue desenvolvendo essa visão sobre suas habilidades, pois ela ajuda bastante no crescimento profissional. Uma dica é escolher uma competência por vez para fortalecer: por exemplo, para evoluir em visão analítica, acompanhe indicadores de CS, como satisfação do cliente, retenção e engajamento, e tente relacionar esses dados com possíveis ações de melhoria. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada.

Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!