Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: comandos com exemplos | Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa

Pergunta: João tem 10 bolas. Metade delas são azuis e metade são vermelhas. Quantas bolas vermelhas o João tem?

Resposta: A resposta é 5.

Pergunta: Um diretor de cinema já dirigiu 16 filmes. Metade dos filmes que ele dirigiu são de ação, e metade dos filmes de ação têm a participação do Nicolas Cage, e na metade deles o Nicolas Cage tem bigode. Quantos filmes de ação com a participação do Nicolas Cage com bigode ele dirigiu?

Resposta:

O diretor dirigiu 16 filmes.

• Metade são de ação: 16 ÷ 2 = 8
  • Metade dos filmes de ação têm participação do Nicolas Cage: 8 ÷ 2 = 4
  • Em metade desses, o Nicolas Cage tem bigode: 4 ÷ 2 = 2

Resposta: 2 filmes.

::

Pergunta: Roger tem 5 bolas de tênis. Ele compra mais 2 latas de bolas de tênis. Cada lata contém 3 bolas de tênis. Quantas bolas de tênis ele tem agora?

Resposta: A resposta é 11.

Pergunta: Havia 23 maçãs no refeitório. Se foram usadas 20 para fazer o almoço e foram compradas mais 6, quantas maçãs eles têm agora?

Resposta:

Havia 23 maçãs.

• Foram usadas 20: 23 − 20 = 3
  • Foram compradas mais 6: 3 + 6 = 9

Resposta: 9 maçãs.

"Esse filme foi terrível"

• Negativo

"Esse filme é o meu filme favorito agora!"

• Positivo

"Esse é o pior filme que eu já vi!
-Negativo

"Esse filme foi bacana"

A frase "Esse filme foi bacana" expressa uma opinião favorável sobre o filme.

Resposta: Positivo.

Inglês: Hello, how are you?
Francês: Bonjour, comment ça va?

Inglês: I am learning to speak French.
Francês. J'apprends à parler français.

Ingles: The weather is very nice today.

A tradução para o francês de "The weather is very nice today." é:

Français : Il fait très beau aujourd'hui.

2 respostas
solução!

Olá, Estudante! Como vai?

Você mandou muito bem na forma como apresentou diferentes tipos de exercícios!

Sua resposta demonstra clareza ao resolver problemas matemáticos passo a passo, consistência ao identificar corretamente o tom positivo ou negativo das frases e objetividade ao traduzir expressões simples do inglês para o francês.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Variar os níveis de dificuldade: incluir problemas mais complexos para treinar diferentes habilidades.
  • Explorar nuances de linguagem: analisar frases ambíguas para refinar a classificação de sentimentos.
  • Praticar traduções contextuais: trabalhar com textos maiores para perceber diferenças culturais e idiomáticas.

Ah uma pergunta: O que você considera mais estimulante nesse tipo de prática, resolver desafios matemáticos com lógica detalhada ou explorar como a linguagem muda entre sentimentos e traduções?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Ei, Daniel, boa tarde.

Se eu tivesse que escolher, diria que a lógica matemática me dá uma sensação de controle e clareza, enquanto a linguagem me conecta com a emoção e a diversidade. E você, o que acha mais cativante: a precisão dos números ou a fluidez das palavras?