Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: comandos com exemplos

Teste 1 - Tradução com contexto, Few-shot prompting:

Inglês: Hello, how are you?
Francês: Bonjour, comment ça va ?
Russo: Привет, как дела?
Mandarim: 你好,你好吗?
Turco: Merhaba, nasılsın?

Inglês: I am learning to speak French.
Francês: J'apprends à parler français.
Russo: Я учусь говорить по-французски.
Mandarim: 我正在学习说法语。
Turco: Fransızca konuşmayı öğreniyorum.

Inglês: The weather is very nice today.
Francês: Il fait très beau aujourd'hui.
Russo: Сегодня очень хорошая погода.
Mandarim: 今天天气很好。
Turco: Bugün hava çok güzel.

Teste 1 - Tradução Zero-shot prompting

Russo: Сегодня очень хорошая погода.

Mandarim: 今天天气很好。

Turco: Bugün hava çok güzel.

2 respostas
solução!

Olá, Estudante. Como vai?

Parabéns pela realização dos testes! É excelente ver você colocando a mão na massa para entender na prática a diferença entre duas das técnicas mais fundamentais da Engenharia de Prompt: o Few-shot e o Zero-shot prompting.

Seus testes ilustram perfeitamente o comportamento de cada abordagem:

1. Teste 1 — Few-shot prompting (Aprendizado com poucos exemplos)
No seu primeiro teste, você forneceu um padrão claro de comportamento para a Inteligência Artificial. Ao mostrar blocos completos com a tradução simultânea de uma mesma frase para o Francês, Russo, Mandarim e Turco, você treinou o modelo a seguir exatamente essa estrutura. Quando você inseriu a frase final sobre o clima, a IA já sabia exatamente quais línguas traduzir e em qual formato exibir a resposta.

2. Teste 2 — Zero-shot prompting (Sem exemplos prévios)
No segundo teste, você foi direto ao ponto. O modelo precisou recorrer exclusivamente ao conhecimento que ele já possui internamente na base de dados para realizar a tradução individual.

Quando utilizar cada técnica no seu cotidiano?

• Use Zero-shot: Para tarefas simples, diretas e padronizadas do dia a dia, onde o tom da resposta e o formato não exigem regras rígidas (ex: "Traduza este texto", "Resuma este artigo", "Corrija os erros gramaticais deste e-mail").
  • Use Few-shot: Para tarefas complexas, onde o formato de saída precisa seguir um padrão muito específico, uma identidade de marca ou uma lógica de negócio própria (ex: classificar sentimentos de clientes em categorias exatas, gerar códigos de programação seguindo um padrão da sua empresa ou traduzir termos técnicos mantendo um glossário específico).

Seus testes ficaram ótimos e demonstram que você compreendeu perfeitamente como guiar os modelos de IA Generativa através de exemplos. Continue explorando essas técnicas!

Espero que possa ter lhe ajudado!

muito obrigada pelo feedback, vou continuar praticando.
a técnica few shot eu já usava sem saber que existia um termo pra isso, especialmente no meu trabalho eu já notei que em atividades mais complexas é essencial prover um bom contexto e estruturar as tarefas de forma adequada e lógica para a IA trazer boa qualidade na resposta.