Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: comandos com exemplos

Exemplos de tipos de Prompts.
Zero-shot:
Escreva um título para um livro sobre bruxaria

One-shot:
As bruxas da minha família é um título de livro que gosto.

Few-shot
As bruxas da minha família e Minhas raízes bruxas são títulos de livro que gosto.

2 respostas
solução!

Olá, Eliane. Como vai?

Excelente demonstração prática! Você conseguiu sintetizar de forma muito clara a progressão entre as técnicas de Zero-shot, One-shot e Few-shot.

Essa estrutura é o que chamamos de aprendizado em contexto. O grande valor do seu exemplo de Few-shot é que, ao fornecer dois títulos, você não está apenas pedindo um nome, mas está "ensinando" à IA um padrão semântico (neste caso, títulos que remetem a ancestralidade e primeira pessoa).

• Zero-shot: É ideal para tarefas genéricas, mas o resultado é imprevisível.
  • One-shot: Já reduz drasticamente o campo de erro, pois dá um norte criativo.
  • Few-shot: É a técnica mais poderosa para quando você precisa de um tom de voz específico ou de uma formatação padronizada.

Uma dica para refinar ainda mais o seu Few-shot: quando quiser resultados ainda mais precisos, você pode explicar o porquê de gostar daqueles exemplos dentro do próprio prompt. Por exemplo:

Exemplos de títulos que eu gosto (focados em herança familiar e mistério):
1. As bruxas da minha família
2. Minhas raízes bruxas
Com base nesse estilo íntimo e genealógico, escreva um título para um livro sobre bruxaria.

Parabéns por exercitar esses conceitos, eles são a base para dominar a engenharia de prompt!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Muito obrigada Evandro!