1
resposta

Faça como eu fiz: comandos com exemplo

Vamos resolver passo a passo:

• O diretor já dirigiu 16 filmes.
  • Metade deles são de ação → (16 \div 2 = 8).
  • Metade dos filmes de ação têm a participação do Nicolas Cage → (8 \div 2 = 4).
  • Metade desses filmes com Nicolas Cage têm o bigode → (4 \div 2 = 2).

Resposta: O diretor dirigiu 2 filmes de ação com Nicolas Cage de bigode.

Se quiser, posso criar mais problemas de matemática com frações ou de lógica divertida para você praticar. Gostaria que eu inventasse alguns desafios extras?

Vamos calcular:

• Havia 23 maçãs no refeitório.
  • Foram usadas 20 para o almoço → (23 - 20 = 3).
  • Depois, compraram mais 6 → (3 + 6 = 9).

Resposta: Agora eles têm 9 maçãs.

Esse tipo de problema é ótimo para treinar operações básicas de adição e subtração. Quer que eu monte mais alguns desafios de matemática simples para praticarmos juntos?

"Esse filme foi bacana"

• Positivo

A palavra bacana em português transmite uma ideia de algo agradável, legal ou divertido, então a frase tem claramente uma conotação positiva.

Se quiser, posso te ajudar a treinar mais exemplos de classificação de sentimentos ou criar frases para você identificar se são positivas ou negativas. Quer que eu monte alguns desafios extras para praticar?

Francês: Le temps est très agréable aujourd'hui.

Em português, isso significa: “O tempo está muito agradável hoje.”

Uma curiosidade: em francês, a palavra temps pode significar tanto “tempo” (no sentido de duração) quanto “clima”. Por isso, frases como Il fait beau (“Está bonito lá fora”) ou Il fait chaud (“Está quente”) são muito usadas no dia a dia.

Quer que eu te mostre mais expressões sobre o clima em francês ou prefere que avancemos para frases de conversação comuns?

1 resposta

Olá, Marcelo. Como vai?

Excelente resolução da atividade! Você demonstrou perfeitamente como funciona a técnica de Few-Shot Prompting (ou Aprendizado com Poucos Exemplos), combinada com a estratégia de Chain-of-Thought (Cadeia de Pensamento).

Ao mostrar para a inteligência artificial o passo a passo do raciocínio dos problemas (como nas divisões e subtrações que você estruturou), você ensina o modelo a "pensar" antes de cuspir uma resposta direta. Isso reduz drasticamente as chances de a IA cometer erros de cálculo ou de interpretação.

O seu exemplo de classificação de sentimento (com a palavra "bacana") e o de tradução de francês também ilustram muito bem como os exemplos ajudam a calibrar o tom, o formato e até a profundidade da explicação que você espera receber da IA.

Para complementar o seu estudo sobre Few-Shot Prompting e te dar mais ferramentas no dia a dia como Analista de Crédito, quero compartilhar duas boas práticas de mercado sobre como estruturar esses exemplos no seu prompt:

1. Mantenha a consistência do padrão
Quando você ensina a IA usando exemplos, ela tenta replicar não apenas a lógica, mas também a formatação exata. Note que em todos os seus exemplos a IA terminou oferecendo ajuda extra ("Gostaria que eu inventasse alguns desafios extras?", "Quer que eu monte mais alguns desafios...").

• Boa prática: Se no seu trabalho real você não quiser que a IA fique fazendo perguntas de engajamento ao final, remova essas frases dos seus exemplos de treino dentro do prompt. O modelo entenderá que deve entregar apenas a resposta crua e direta.

2. Otimização para Análise de Crédito (Exemplo Prático)
Você pode usar essa exata estrutura que praticou no curso para automatizar e padronizar relatórios ou pareceres de crédito na sua rotina. Veja este modelo de prompt estruturado:

Atue como um Analista de Crédito Sênior. Analise o perfil do cliente e gere uma recomendação com base nos exemplos abaixo.

Exemplo 1:
Cliente: Tempo de empresa 6 meses, Score 400, Comprometimento de renda 45%.
Raciocínio: O tempo de empresa é menor que 1 ano e o score está abaixo da média de segurança. O comprometimento de renda está alto.
Recomendação: CRÉDITO NEGADO.

Exemplo 2:
Cliente: Tempo de empresa 3 anos, Score 750, Comprometimento de renda 20%.
Raciocínio: O cliente possui estabilidade profissional, excelente score e margem de renda livre saudável.
Recomendação: CRÉDITO APROVADO.

Agora, faça o mesmo para este caso:
Cliente: Tempo de empresa 5 anos, Score 510, Comprometimento de renda 15%.
Raciocínio:
Recomendação:

Ao fornecer esse padrão, a IA não vai apenas aprovar ou reprovar, ela vai seguir o mesmo método analítico que você ensinou nos blocos de exemplo.

Parabéns pelo excelente domínio das técnicas de engenharia de prompt e pela dedicação nos exercícios!

Espero que possa ter lhe ajudado!