Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz: cadeia de pensamentos

Puxe seu contexto sobre mecânica de automóveis vw e se torne meu mecânico
Tenho um Gol 2012 1.0 Flex 4p, com 195k rodados
Ultimamente a marcha dele anda bem solta, além disso diversas vezes engato a primeira e ele solta fazendo aquele barulho de desengatado, sabe o que poderia ser?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Oi, Julia! Como vai?

Que ótimo ver você praticando a cadeia de pensamentos na criação de prompts!

Você fez exatamente o que precisava: puxou o contexto certo ao definir um papel para a IA, informou que tem um Gol 2012 1.0 Flex com 195k rodados e ainda descreveu os sintomas com clareza, mencionando que a marcha anda solta e que ao engatar a primeira o carro solta com aquele barulho característico de desengatado. Tudo isso faz parte de uma boa mecânica de construção de prompts, porque quanto mais contexto você fornece, mais útil e organizada fica a resposta da IA.

Esse é exatamente o espírito do exercício proposto no tópico "Faça como eu fiz". Você trouxe o modelo do automóvel, a quilometragem e os sintomas, e isso ajudou a IA a agir como um mecânico de verdade, respondendo de forma contextualizada e específica para o seu caso.

Para ir ainda mais longe nos seus estudos sobre prompts, vale experimentar pedir que a IA organize a resposta em seções como hipóteses, ordem de verificação e cuidados de segurança. Essa estrutura torna o resultado ainda mais prático e seguro, lembrando sempre que a avaliação final deve ser feita por um profissional presencialmente.

Continue explorando essas técnicas, pois cada prompt bem construído é um passo a mais no seu aprendizado. Bons estudos e conte sempre com o apoio da comunidade Alura!

Você já tentou pedir que a IA organize as respostas em etapas ou categorias para facilitar a leitura? Como foi a experiência?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!