Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: cadeia de pensamentos

Fiz o teste da planilha para testar a integração com o google planilhas e meu resultado veio com uma pergunta do gemini, rs

No box uma ele organizou através de bullets e noa op B ele trouxe o texto corrido

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ao invés de selecionar para a ferramenta qual seria a opção eu pedi que ele adequasse a resposta a minha necessidade aplicando a resposta direto em uma planilha para que eu usasse posteriormente, ele me enviou o arquivo para baixar e um link, mas o link não funcionou
Deixei a planilha com a resposta dele: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1MI6AbbXZGl1xDgmaojslZBgQKDbn0ceVsqsAnp9oap4/edit?usp=sharing

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Ei! Tudo bem, estudante?

Muito bem ver você praticando as atividades!

O que aconteceu no seu teste foi um ótimo exemplo de como a IA pode variar a estrutura de saída dependendo de como o prompt é interpretado.

Sobre a questão do link que não funcionou e a geração do arquivo: quando pedimos para o modelo criar um arquivo para download (como o .xlsx que apareceu no seu print), ele gera um arquivo temporário no ambiente de execução. Se houver um link externo de compartilhamento que não foi gerado corretamente pela ferramenta de integração, ele resultará em erro.

Para garantir que a integração com o Google Planilhas seja fluida, o ideal é usar o prompt para estruturar os dados em formato CSV ou Tabela, que são facilmente colados ou importados. No seu caso, o Gemini agiu corretamente ao oferecer o arquivo, mas a falha no link pode ser uma limitação da sessão atual ou da permissão de acesso. Uma boa prática é sempre verificar se o prompt especifica que os dados devem estar "prontos para cópia em formato tabular".

COntinue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida é só compartilhar no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Ah sim, muito obrigada pela dica Nathalia, irei fazer o prompt dessa forma para as proximas vezes!