Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz. (Aula 3)

Desafio: Agora é a sua vez de atualizar e realizar instalações de pacotes em ambientes Linux utilizando gerenciadores de pacotes. Verifique se há atualizações disponíveis para o seu ambiente, realize a instalação das atualizações e explore a instalação e remoção de pacotes. Para obter mais informações sobre como realizar essa atividade no seu terminal, clique na opinião da pessoa instrutora!

Pergunta, por termos acessado o root do sistema para fazer a instalação desses pacotes, também é necessário dar exit? Eu não poderia apenas fechar o programa?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Oii, tudo bem?

Excelente pergunta, Laís!
O que você mostrou nas capturas de tela está certinho, você utilizou os comandos sudo apt update, sudo apt upgrade e sudo apt install, que exigem permissões administrativas para serem executados.

Agora, sobre a sua dúvida:

Quando usar exit

Se você entrou no modo root manualmente (ou seja, executou o comando sudo su ou su), o terminal passa a operar como o usuário root.
Nesse caso, sim, é necessário digitar exit (ou pressionar Ctrl + D) para sair dessa sessão e voltar ao seu usuário normal.
Isso é importante por segurança, pois o root tem poder total sobre o sistema, deixar essa sessão aberta pode causar problemas se você rodar algum comando perigoso sem querer.

Quando não é necessário usar exit:

No entanto, no seu caso (como aparece nas imagens), você não entrou no modo root.

O sudopermissão temporária de administrador somente para aquele comando.
Assim, quando ele termina de rodar, o sistema volta automaticamente ao modo do seu usuário normal (laisvfm@lev).

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!