Análise de E-mails de Marketing
Ao abrir minha caixa de entrada, percebi que recebi três e-mails de marcas diferentes, cada uma com uma abordagem bem distinta.
O primeiro que chamou minha atenção foi da Drogasil, com a mensagem "Agora é o momento perfeito para completar essa compra", e logo abaixo apareceram exatamente os produtos que eu havia pesquisado no dia anterior: escova de dente, kit de bebida proteica e pasta de dente. Identifiquei esse como um e-mail de nutrição com recuperação de carrinho abandonado, pois a marca usou meu histórico de navegação para me relembrar dos produtos. A linguagem é direta e cria um senso de urgência, me incentivando a finalizar a compra.
O segundo foi da Renner, apresentando a nova coleção em homenagem ao Seu Valença, com a chamada "Venha conhecer a nova coleção que ganha vida em peças cheias de estilo". O e-mail trouxe fotos bonitas dos looks e ainda organizou tudo por categorias: feminino, masculino, infantil e beleza. Classifiquei esse como um e-mail promocional de lançamento, com uma linguagem afetiva e cultural, que busca criar uma conexão emocional através de uma figura icônica da cultura popular.
O terceiro veio da Sephora, com o título "Sua seleção favorita espera por você" e uma mensagem bem personalizada: "Olá, Gabriele, você merece elevar essa jornada de beleza", destacando um perfume que eu havia deixado na sacola. Reconheci esse como um e-mail de nutrição com recuperação de sacola abandonada, muito bem personalizado. A linguagem é sofisticada e empática, usando meu próprio nome e reforçando a ideia de autocuidado e merecimento para me estimular a finalizar a compra.
No geral, percebi que os três e-mails utilizam personalização e análise de comportamento de navegação como estratégias principais. Enquanto Drogasil e Sephora focam em recuperar minha intenção de compra, a Renner apostou no apelo emocional e cultural para despertar novos interesses.