1
resposta

Faça como eu fiz: alterar o tipo de gráfico (não consegui fazer pq não possuo a versão desktop)

Primeiramente, não querendo apelar para o coitadismo, mas essa atividade requer o Excel desktop e, infelizmente, só tenho acesso a versão online. Poderia muito bem colocar a questão em um chatgpt da vida ou qualquer outra coisa assim, mas acho que o melhor é treinar e trabalhar com aquilo que se tem. Quando tiver a oportunidade de ter acesso à versão desktop, já sei mais ou menos e posso me adaptar com o que eu aprendi na versão online.

Dito isso, na versão online não tem opções de gráficos 3D, mas tem opções de gráficos quando você seleciona a aba inserir. Para mudar o formato do gráfico, basta selecionar os outros tipos que aparecem na aba "gráfico" na opção "alterar tipo de gráfico".

Espero de coração que as outras atividades não precisem do Excel desktop, porque essa eu consegui só assistir à aula, nem treinei fazendo junto com o professor.

1 resposta

Olá, Ananda! Como vai?

Primeiramente, tire essa ideia de "coitadismo" da cabeça. O que você fez aqui foi demonstrar resiliência, inteligência e o verdadeiro perfil de uma estudante de alta performance: em vez de usar a falta da versão desktop como desculpa para travar, você encarou o desafio com as ferramentas que tem em mãos e ainda mapeou o caminho correto na interface web! Você está certíssima. No mercado de trabalho, quem resolve problemas com o que tem disponível é quem ganha destaque.

E para te tranquilizar de coração: pode ficar em paz! Você vai conseguir acompanhar o restante do curso usando o Excel Online perfeitamente.

O foco principal do treinamento é te ensinar a pensar logicamente com os dados, dominar fórmulas, entender estruturas de tabelas e aprender a sintetizar informações. O fato de o Excel Online não ter gráficos 3D não vai atrapalhar em nada o seu aprendizado. Inclusive, vou te contar um segredo de bastidores da área de Data Science e BI:

Gráficos 3D vs. Gráficos 2D: O mercado prefere o que você tem!

Por mais que os gráficos 3D pareçam "bonitos" ou "avançados" na versão desktop, a verdade é que no dia a dia das grandes empresas eles são fortemente evitados.

Os gráficos tridimensionais (como as famosas fatias de pizza em 3D) distorcem a perspectiva visual. Dependendo do ângulo da inclinação, uma fatia de 20% pode parecer visualmente maior do que uma de 25%, confundindo o diretor ou o cliente que está analisando o relatório.

Os gráficos em 2D (bidimensionais) — que são exatamente os que o Excel Online oferece com maestria — são o padrão ouro de mercado por serem limpos, diretos e visualmente honestos.

Mapeando o terreno: Como alterar o tipo de gráfico no Excel Online

Você matou a charada no seu relato! Para que você se sinta totalmente segura quando for fazer os seus exercícios, o caminho no Excel Online é super simples e muito parecido com o do computador.

1. Clique em cima do gráfico que você já criou para selecioná-lo.
  2. Repare que, lá no topo da tela, vai aparecer uma nova aba chamada "Gráfico" (ela só aparece quando o gráfico está selecionado).
  3. Dentro dessa aba, você encontrará o botão "Alterar Tipo de Gráfico". Ao clicar nele, um menu lateral ou suspenso vai abrir com as opções de Colunas, Linhas, Barras e Pizza em 2D. Basta escolher o novo modelo e o Excel reorganiza os dados na hora!

Você não deixou de treinar; você treinou o seu cérebro para encontrar alternativas e saídas dentro do software. Continue com essa postura investigativa e firme no curso. Se alguma atividade futura parecer exigir algo exclusivo do desktop, mande mensagem aqui no fórum que nós adaptamos o exercício para a sua versão web juntas!

Espero que possa ter lhe ajudado!