TAG: Faça-me dez perguntas-chaves para identificar meu estilo de aprendizado e utilize outra técnica para identificação. Eu quero entender como identificar meu estilo e preferência de aprendizado com outro ponto de vista. Esta identificação é para melhorar meu processo de aprendizado e escolher as melhores formas de aprender.
Quando você precisa aprender algo completamente novo, qual é sua primeira reação?
a) Procuro vídeos explicando.
b) Procuro textos, artigos ou apostilas.
c) Procuro alguém para me explicar.
d) Tento fazer na prática para entender.Quando um assunto é difícil, o que mais ajuda você a compreender?
a) Ver exemplos visuais.
b) Ler explicações detalhadas.
c) Conversar sobre o tema.
d) Resolver exercícios e testar.Você se sente mais motivada quando:
a) Consegue visualizar seu progresso.
b) Entende profundamente o conteúdo.
c) Recebe feedback de alguém.
d) Consegue aplicar o conhecimento na prática.Em um curso online, o que costuma fazer você abandonar o curso?
a) Vídeos longos e cansativos.
b) Conteúdo muito superficial.
c) Falta de interação.
d) Pouca aplicação prática.Quando você faz anotações, elas costumam ser:
a) Com cores, esquemas e destaques.
b) Textos organizados e detalhados.
c) Resumos em forma de perguntas e respostas.
d) Passo a passo de como fazer algo.O que você lembra com mais facilidade depois de uma semana?
a) Imagens e gráficos.
b) Conceitos que leu.
c) Conversas e explicações.
d) Algo que executou na prática.Quando precisa resolver um problema novo, você:
a) Procura exemplos semelhantes.
b) Pesquisa bastante antes de agir.
c) Pergunta para alguém experiente.
d) Faz testes até encontrar uma solução.Como você prefere estudar por longos períodos?
a) Com materiais visuais.
b) Lendo e fazendo anotações.
c) Em grupo ou discutindo ideias.
d) Alternando teoria e prática.O que mais gera satisfação durante o aprendizado?
a) Ver que estou avançando.
b) Entender algo que parecia difícil.
c) Compartilhar o que aprendi.
d) Conseguir fazer algo que antes não sabia.Se você tivesse que aprender uma profissão totalmente nova, qual seria seu método principal?
a) Assistir aulas e demonstrações.
b) Estudar materiais e manuais.
c) Buscar mentoria.
d) Praticar desde o primeiro dia.
RESPOSTA: 1A - 2D -3 D - 4D - 5A - 6C - 7A - 8D - 9D - 10D
Seu perfil principal
Aprendiz Prática-Experimental
Seu perfil secundário
Aprendiz Visual
TAG2: Imagine que você é um Engenheiro de dados. Eu descobri que meu estilo de aprendizado é uma mistura de aprendizagem Prática-Experimental com Aprendiz Visual. Forneça duas estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo. Preciso otimizar meu processo de aprendizado para aplicar com meus estudos voltados para analise de dados.
Identificação do Meu Estilo de Aprendizagem
Para identificar meu estilo de aprendizagem, utilizei o ChatGPT por meio de dez perguntas-chave relacionadas às minhas preferências de estudo e à forma como absorvo conhecimentos. Inicialmente, eu acreditava que aprendia principalmente por meio da leitura e das anotações. No entanto, ao analisar minhas respostas, percebi que meu perfil é mais voltado para a aprendizagem prática e visual.
As respostas mostraram que tenho preferência por assistir vídeos para iniciar um novo aprendizado, aprender por meio da prática, resolver exercícios e aplicar os conhecimentos em situações reais. Também demonstrei maior motivação quando consigo utilizar o que aprendi para resolver problemas ou desenvolver projetos.
Com base nessa análise, concluiu-se que meu perfil de aprendizagem é composto por aproximadamente:
- 50% Aprendizagem Prática-Experimental: aprendo melhor quando aplico os conhecimentos na prática.
- 30% Aprendizagem Visual: aprendo melhor observando exemplos, vídeos, gráficos e demonstrações.
- 20% Aprendizagem Reflexiva: gosto de analisar, comparar informações e compreender profundamente os conteúdos antes de utilizá-los.
Essa identificação foi importante porque me permitiu compreender que meu aprendizado é mais eficiente quando combino teoria e prática, em vez de apenas consumir conteúdo teórico.
Estratégias de Aprendizagem para Análise de Dados
Considerando meu perfil Prática-Experimental e Visual, defini duas estratégias para otimizar meus estudos em Análise de Dados.
A primeira é aprender por meio de projetos práticos, aplicando rapidamente os conceitos estudados em exercícios e projetos reais, além de registrar os aprendizados e construir um portfólio.
A segunda é utilizar recursos visuais, como mapas mentais, fluxogramas e resumos visuais, para organizar informações e facilitar as revisões.
Essas estratégias tornam o aprendizado mais eficiente e alinhado ao meu perfil.