Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Faça como eu fiz - 5 porquês com OKR

Tarefa 1: Organizar os documentos contábeis da empresa

  • Porque organizar os documentos contábeis da empresa? Para que possam ser categorizados conforme o tipo, de movimentação fiscal do negócio, sendo financeiros ou patrimoniais da empresa.

  • Porque criar uma categorização na organização dos documentos contábeis? Eles devem ser lançados periodicamente sendo importantes para justificar cada movimentação da empresa, sendo assim devem estar acessíveis e disponíveis para os responsáveis por essa tarefa.

  • Porque os documentos precisam de acessibilidade e disponibilidade para os profissionais responsáveis? Para que quando a empresa seja auditada pelo FISCO, todos os documentos sejam encontrados em tempo hábil e com assertividade.

KR: Organizar documentação para que sejam evitadas multas relacionadas com a entrega das declarações.

Tarefa 2: Entregar uma funcionalidade de “relatórios automáticos” para o aplicativo da empresa.

  • Porque criar uma funcionalidade de “relatórios automáticos? Porque eles são realizados de forma manual e demandam muito tempo para sua elaboração.

  • Porque precisa que os relatórios sejam entregues com mais agilidade? Para que sejam gerados com maior periodicidade, podendo assim elaborar estratégias baseadas nos dados.

KR: Elaborar estratégias em “tempo real”, conforme o andamento dos negócios baseado em dados.

3 respostas

Olá, Luana! Tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar sua resposta conosco, excelente detalhamento das tarefas a partir dos porquês!

Podemos observar como essa técnica ajuda no entendimento de qual a necessidade da tarefa e também nos guia para resultados a serem alcançados. Ótimos KRs também, estão muito bem definidos. Deixo apenas uma sugestão para os KRs: sei que nestes exemplos é um pouco mais difícil de mensurar por se tratar de tarefas hipotéticas, mas quando você for aplicar esta técnica em seu contexto, é importante definir meta para o KR. Reaproveitando os seus exemplos:

  • Organizar documentação para que sejam reduzidas as multas relacionadas com a entrega das declarações, reduzindo de R$10.000 para R$2.000 reais de multa. (valores hipotéticos)

  • Elaborar estratégias em “tempo real”, conforme o andamento dos negócios baseado em dados, automatizando 80% dos relatórios que hoje são manuais. (considerando que a empresa tem muitos relatórios e não seja possível automatizar todos neste momento).

Parabéns por responder à atividade!

Continue assim e ótimos estudos! :)

solução!

Olá Guilherme, obrigada pelo seu feedback. Realizei a correção dos meus KR's, inserindo metas de forma mais clara e objetiva.

Tarefa 1: Organizar os documentos contábeis da empresa

Porque organizar os documentos contábeis da empresa? Para que possam ser categorizados conforme o tipo, de acordo com sua natureza (trabalhista/previdenciária, contábil e fiscal) *KR: Organizar a documentação contábil em 3 grupos: Trabalhista/previdenciário, Contábil e Fiscal. *

Porque criar uma categorização na organização dos documentos contábeis? Eles devem ser lançados periodicamente sendo importantes para justificar cada movimentação da empresa, sendo assim devem estar acessíveis e disponíveis para os responsáveis por essa tarefa. KR: Categorizar no mínimo 90% da documentação até a próxima auditoria do FISCO.

Porque os documentos precisam de acessibilidade e disponibilidade para os profissionais responsáveis? Para que quando a empresa seja auditada pelo FISCO, todos os documentos sejam encontrados em tempo hábil e com assertividade, evitando multas de anos anteriores. KR: Reduzir a média trimestral de multas do escritório referente ao atraso na entrega das declarações, de R$ 5.000,00 para R$ 500,00.

Tarefa 2: Entregar uma funcionalidade de “relatórios automáticos” para o aplicativo da empresa.

Porque criar uma funcionalidade de “relatórios automáticos? Porque eles são realizados de forma manual e demandam muito tempo para sua elaboração. KR: Reduzir de 3 horas para 15 minutos, a elaboração de relatórios após a automatização do processo.

Porque precisa que os relatórios sejam entregues com mais agilidade? Para que sejam gerados com maior periodicidade, podendo assim elaborar estratégias baseadas nos dados. KR: Gerar relatório semanalmente, para elaboração de estratégia baseada nos dados apurados.

Olá, Luana! Tudo bem?

Por nada! Muito obrigado por compartilhar conosco suas correções nos KR's! As tarefas seguem muito bem detalhadas, a partir de sua aplicação dos porquês e os KR's estão muito bem escritos, claros, com metas e prazos muito bem definidos a serem alcançados!

Parabéns por responder à atividade e pelo correto entendimento destas técnicas!

Continue assim e ótimos estudos! :)