Olá,
O curso não aborda o conceito de externalização dos arquivos de configuração, como fazer isso?
Olá,
O curso não aborda o conceito de externalização dos arquivos de configuração, como fazer isso?
Oi Deleon,
Quando você fala isso, você quer deixar a configuração no servidor ? Ou algo diferente ?
Matheus, bom dia.
Imagina que eu quero trocar alguma propriedade no arquivo persistence.xml, do jeito que está eu teria que alterar o arquivo, fazer um novo build e deploy no application server pra funcionar. Acho mais produtivo alterar um arquivo em um diretório especifico e essa alteração refletisse na aplicação, bastando somente um restart no aap server.
Deleon, tudo bem ?
Você pode configurar o servidor para que ele gerencia as conexões, a gente usa um recurso chamado jta, que é gerenciado pelo servidor. Para isso a gente acaba configuarando um datasource, a configuração varia para cada servidor de aplicação.
Fala Matheus, obrigado pela resposta.
Acho que não me expressei bem, citei o persistence.xml, mas pode ser qualquer arquivo. Pode ser um arquivo de configuração de log, message.properties ou um arquivo .properties que eu use na aplicação.
Deleon,
A parte de mensagens você precisa ter no projeto, mas consegue fazer por exemplo internacionalização com eles.
Sei que há coisas que você pode deixar no servidor de aplicação, como é o caso do bd.