2
respostas

Expressão simplificada é melhor na "vida real"?

Pessoal, me respondam uma coisa...

No desafio #1, da separação do e-mail, a resposta sugerida foi:

([a-z.]{4,14}[a-z\d])@(?:caelum.com.br|alura.com.br)

Na vida real é costume utilizar o {4,14}? Eu resolvi de uma forma muito simples, deu certo neste caso, mas não sei se teria alguma exceção...

(\w+.?\w+)@(?:caelum.com|alura.com.br)

Obrigada

2 respostas

Olá Loraine, tudo bem?

Na verdade o {4,14} não é uma regra, foi apenas requisito do exercício, quando diz que no enunciado: O nome do usuário (tudo antes do @) tem apenas letras minúsculas, pode ter um número no final e tem de 5 a 15 caracteres.

É uma limitação razoavel o {4, 14} mas caso tivesse um email muito grande a regex não iria capturar corretamente todas as partes! A sua alternativa é muito boa e corrige esse problema, só faltou adicionar no segundo grupo de captura o .brno caelum

Em nossas aplicações sempre será necessário analisar se existe um tamanho fixo de email, ou se é livre, para casos livres é melhor utilizar uma regex que consiga capturar qualquer tamanho :)

Abraços e Bons Estudos!

Loraine, tudo bom?

acho que a explicação acima resolve sua dúvida. Mas resumindo, vai depender do requisito.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software