deu um nó no meu cerebro kkkk. duvida? todas. vou ler a documentação
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
deu um nó no meu cerebro kkkk. duvida? todas. vou ler a documentação
Oi, Sergio, tudo bem?
O atributo pattern é utilizado para definir um padrão que o conteúdo inserido em um campo de formulário deve seguir. Esse padrão é definido por meio de uma expressão regular, que é uma sequência de caracteres que forma um padrão de busca. No contexto do curso, aprendemos a utilizar a expressão regular \d{3}\.?\d{3}\.?\d{3}-?\d{2} para validar o formato do CPF.
A expressão regular \d{3} representa um número de 0 a 9 repetido três vezes. O trecho \.? indica que o grupo de dígitos pode ser seguido por um ponto, sendo o ponto opcional. O trecho \-? indica que o grupo de dígitos pode ser seguido por um traço, sendo o traço opcional. Por fim, o trecho \d{2} representa um número de 0 a 9 repetido duas vezes.
Essa combinação de comandos cria o formato para o CPF, garantindo que sejam aceitos inputs com e sem pontuação. A expressão regular é chamada de Regex e deve ser introduzida dentro do atributo* pattern* para validar o conteúdo inserido no campo de CPF.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!
sim, eu vi. a questão é um código que vou pegar de um em um pra formar outra coisa. muito bacana e muito interessante pra gente descobrir isso. coisas novas pra mim. mais entendi um pouquinho.