1
resposta

Exposição da Section ID

A respeito de Exposição da Section ID: Normalmente existe a possibilidade de uma vez feito a autenticação e entrado num site específico ou sistema no servidor, manter-se "loggado" mesmo que feche o aplicativo ou pagina web.

Neste caso eu não estaria criando uma oportunidade de acesso malicioso por alguém que estivesse monitorando meu link com o servidor? E como seria o procedimento mais efetivo de proteger essa funcionalidade? Muito obrigado

1 resposta

Olá Marco, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Quando fazemos login em um site ou sistema, o servidor gera um "Session ID" que é armazenado em um cookie no seu navegador. Isso nos permite permanecermos logados mesmo após fecharmos o aplicativo ou a página web, assim ao realizarmos um novo acesso não será necessário digitar as credenciais de login novamente. No entanto, se esse "Session ID" ficar visível na URL ou for mal gerenciado, pode criar uma oportunidade para um ataque malicioso. Por exemplo, se alguém monitorar o seu link com o servidor e tiver acesso ao "Session ID", poderia se passar por você e acessar suas informações sem a necessidade de fazer login.

Para proteger essa funcionalidade, é essencial seguir algumas práticas recomendadas. Como nunca expor o "Session ID" na URL, pois isso o torna facilmente visível para terceiros. Além disso, os "Session IDs" devem ser gerados de forma aleatória e com alta entropia para dificultar a previsão e adivinhação. Outra medida importante é invalidar os "Session IDs" no servidor de forma adequada, garantindo que, ao fazer logout ou encerrar a sessão, o "Session ID" não seja mais válido, evitando assim acessos não autorizados. Adicionalmente, é recomendado monitorar tentativas de login de administradores ou de outros tipos de ataque e registrar essas informações de forma adequada.

Ao seguir essas práticas de segurança, é possível proteger a exposição do "Session ID" e garantir que os usuários tenham uma experiência segura e confiável ao utilizar o sistema. Lembre-se sempre de implementar medidas de segurança adequadas e nunca confiar apenas no cliente para proteger informações sensíveis, pois o foco deve ser manter a integridade e a privacidade dos dados dos usuários.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software