1
resposta

Exportar o arquivo do banco de dados

Tenho uma aplicação em Kotlin que salvo os dados através do Room no banco de dados do próprio celular, como faço para gerar uma cópia desse arquivo de modo que outro celular com a mesma aplicação possa importá-lo, destaco a observação que não desejo utilizar web services.

1 resposta

Oi Valdinei, tudo bem ?

Cara, se você quer compartilhar a base, o mais recomendado seria mesmo ter um webservice onde tudo está compartilhado.

Caso contrario, tu vai precisar ver como quer passar de um lado pro outro, o room mesmo não oferece nada que sirva para pegar o arquivo e muito menos importar em outro aparelho, até porque não é essa a função dele.

Se seus dados forem estáticos, pelo menos a base inicial, você pode deixar programático no código e fazer essa inserção logo após a instalação do aplicativo, contudo não sei ao certo se é o que quer.

Se tu quer que um usuário passe para o outro, algo que vem a mente é você ter na sua aplicação algo similar ao uso de bluetooth, que manda mensagem de um aparelho para outro, e quando receber a mensagem você já salva no banco, essa parece ser uma solução viável para seu problema, embora seja algo bem chato e verboso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software