1
resposta

Exportação de projeto de livro com lombada quadrada

Olá, Aprendi bastante com o curso, mas fiquei com uma dúvida: no caso de um livro maior (100-200 páginas) com lombada quadrada, como fica a exportação? Precisa de alguma configuração especial, assim como foi feito no caso do livreto? Pois observando livros de lombada quadrada, vejo que eles são compostos de "conjuntos de livretos" pequenos colados em sequência, onde a impressão também se deu por spreads alternados. Isso é algo que a própria gráfica gerencia ou meu projeto precisa de algum tratamento a respeito? Obrigado

1 resposta

Oi Vinícius, eu trabalho com diagramação de revistas, e no meu caso, por exemplo, eu faço o fechamento com um present próprio da gráfica, porque a impressão é feito através de chapas, como ele mesmo cita no curso. E a lombada quadrada é calculada com o total de miolo. Dependendo da gráfica e do método de impressão, o cálculo do caderno do miolo é de 4, 8, 16 páginas. Então a melhor opção para você seria perguntar a gráfica que você fará a impressão qual será o método de impressão, por chapa ou não, se eles possuem um present para você só fechar com ele ou a maneira que eles recomendam.

No meu caso: revista, de 100 páginas para cima, eu devo calcular o caderno do miolo por 8 ou 16, de acordo com o orçamento pré-aprovado pela diretora. Por exemplo: preciso de 96 páginas de MIOLO (contéudo em si) e + 4 páginas (capa, contra-capa, terceira capa e quarta capa). Totalizando 100 páginas. Com fechamento de PDF do present da gráfica. Eu fecho o pdf com as páginas uma abaixo da outra e depois com o Adobe Acrobat eu exporto as páginas em pdfs separados. E por fim, a gráfica me passa os mm da lombada quadrada de acordo com a gramatura do papel aprovado. Após isso, eles gravam as chapas e imprimem o documento para o método conjunto de caderno colado. Deu para entender? Então para as suas questões depende de acordo com o processo que a gráfica utilizará para imprimir o seu arquivo. Espero ter clareado suas dúvidas. Boa sorte!