4
respostas

export e import com ES MODULE

Alguém sabe me explicar como eu faço para resolver esse problema ? eu executei o comando: npx sequelize-cli db:migrate porém estou tendo que arrumar todos os import, export e require de todos os arquivos do sequelize dentro da pasta node_modules ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Não era só colocar o type para module ?

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Agora que já fiz algumas alterações, o que devo fazer ? :(

4 respostas

Oi Caio, tudo bem?

Realmente a mudança na forma de importar e exportar módulos com CJS (usando as palavras-chave require e module.exports) vs o uso do ESM (com import e export) têm causado alguns contratempos em várias libs e frameworks do Node.js.

No caso, as alterações são feitas 100% no código que estamos desenvolvendo e normalmente não fazemos nenhuma alteração direto no código que importamos das bibliotecas no node_modules. O que acontece é que, muitas vezes, a "pilha" de erros que o Node.js exibe no terminal quando algo não dá certo mostra várias linhas de código que estão dentro da node_modules e isso acaba confundindo um pouco sobre onde exatamente o erro estourou e onde devemos mexer.

Você poderia enviar o link para o repositório remoto do seu código para eu dar uma olhada no geral? (lembre-se de não enviar para o repositório a pasta node_modules, ela deve aparecer no arquivo .gitignore.

Obrigada!

Juliana, não entendi muito bem a parte de não enviar a pasta node_modules, mas eu fiz o que tinha sido explicado na aula de criar o arquivo .gitignore e escrever node_modules lá dentro.

https://github.com/CaioMaximo/API-REST-sistema-controle-alunos

por favor, veja se deu certo

Oi Caio, esse repositório é privado? Precisaria que fosse público :) Obrigada!

Juliana, bom dia. Eu já tentei refazer o projeto mais umas 2 vezes, estou agora tentando pela terceira e troquei a pasta do repositório, atualizei todos as bibliotecas para a última versão e vou tentar ver até onde eu chego hoje, e te mando o repositório novamente.

se caso eu conseguir fazer, eu marcarei como solucionado aqui. :)