Curso nota mil, só uma dúvida, no eclipse eu tenho a opção export onde escolhe jar ou war, e tenho também o clean dos projetos.
Qual a diferença dos mesmos para as opções de package e clean do maven ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Curso nota mil, só uma dúvida, no eclipse eu tenho a opção export onde escolhe jar ou war, e tenho também o clean dos projetos.
Qual a diferença dos mesmos para as opções de package e clean do maven ?
Não sei bem ao certo, mas eu acho que o o .jar e o war gerados não possuem diferença. A diferença é que com maven as durante o desenvolvimento as dependências são tratadas a partir do que está definido no pom e para geração do pacote você consegue criar uma sequência de tasks durante o Build sem precisar de uma ide como o eclipse. Maven é uma ferramenta para facilitar o nosso trabalho em muitas coisas que temos que nos preocupar em um projeto Java.
Espero ter ajudado e não ter falado nenhuma besteira :)
Abs.
Obrigado pela resposta Guilherme, mas a dúvida seria basciamente:
Eu sempre utilizo maven em meus projetos, mas gero o war pelo eclipse, então queria saber se por de baixo dos panos o eclipse faz mvn compile, mvn test, mvn package, etc...
Pois meu resultado final é idêntico ao war gerado pela linha de comando do maven.
Abraços
Oi Matheus, tudo bem?
pelo testes que fiz, a opção de export do Eclipse não parece executar um mvn package. Olha só, aqui foi um mvn package, todas as libs estão inclusas como esperado no war:
http://i.imgur.com/LichbDP.png
A proxima imagem é um export do Eclipse do mesmo projeto. Ele só parece incluir o War final o jar de produtos, que ele reconhece como um projeto...
http://i.imgur.com/IuNMM1O.png
O que acha?
Fala ai Lucas, estranho cara, pois sempre utilizo o export do eclipse e nunca tive problemas, acabei de verificar meu .war e realmente não tem os lib, como ele funciona será ? muito estranho kkkk
Oi Matheus,
realmente é estranho não dar erro pra você. Olha só o video que gravei.
Quando eu exporto pelo Eclipse, como ele nao inclui as libs, dá um erro por nao encontrar a classe CPF do caelum-stella, enquanto quando executo um mvn package, tudo normal!
Se você exportar um projeto pelo Eclipse, e por só ele no Tomcat, funciona?
Abraço.
Sim, todos os projetos do trampo e particulares eu faço pelo eclipse, nunca tive problemas, pego o .war gerado por ele e subo na pasta webapps do tomcat no cloud, apenas fiquei curioso para saber se o eclipse fazia o mvn package.
Pois é, aparentemente ele não faz, pois não inclui as libs... Realmente é curioso não dar erro pra você! Rsrs
Será que as libs já estão disponíveis no servidor de alguma forma?
Não sei falar Lucas o que o eclipse faz nesse processo de empacotamento, nosso cloud não tem as libs, todas estão apenas no projeto.