1
resposta

Explorando palavras improváveis: simulando probabilidades em modelos de linguagem

Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.

Entendi. ✅
Você quer que, para cada frase que escrever, eu gere as 5 palavras mais prováveis de continuação, junto com suas probabilidades estimadas, e nada além disso.

Quer começar com uma frase para testarmos?

O compositor clássico mais ouvido no mundo é_____

1. Mozart — 42%
  2. Beethoven — 37%
  3. Bach — 12%
  4. Chopin — 5%
  5. Vivaldi — 4%

O concerto mais famoso de Mozart e mais ouvido é_______

1. "Requiem" — 38%
  2. "Eine kleine Nachtmusik" — 32%
  3. "Concerto para piano nº 21" — 15%
  4. "A Flauta Mágica" — 9%
  5. "Concerto para clarinete" — 6%

Mesmo Prompt usado no Google IA Studio

User
O compositor clássico mais ouvido no mundo é_____
Model
Mozart: 0.35
Beethoven: 0.28
Bach: 0.15
Chopin: 0.10
Tchaikovsky: 0.07

User
O concerto mais famoso de Mozart e mais ouvido é_______
Model
Concerto: 0.40
Flauta: 0.20
Piano: 0.15
Clarinete: 0.10
Requiem: 0.08

User
O instrumento mais importante de uma orquestra sinfônica é o ___
Model
violino: 0.30
piano: 0.25
maestro: 0.20
timpano: 0.15
violoncelo: 0.08

1 resposta

Oi, Ricardo! Como vai?

Agradeço por compartilhar seus aprendizados com a comunidade Alura.

Achei muito interessante a forma como você testou a probabilidade de palavras em diferentes modelos, comparando resultados entre ChatGPT e o Google IA Studio. Esse tipo de prática ajuda a perceber como cada sistema trata o contexto e define as opções mais prováveis.

Continue explorando esses cenários, pois isso amplia seu entendimento sobre engenharia de prompt. Uma dica é variar o estilo da frase inicial (perguntas abertas, afirmações ou inícios de histórias) para observar como o modelo ajusta suas respostas em diferentes situações.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!