Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Explorando dir() no Python: dúvida sobre métodos ‘escondidos'

Estava explorando o dir() em Python e percebi que aparecem muitos métodos com dois underlines (nome), como len, getitem e também init.

Notei o init repetidas vezes ao estudar outros códigos, e ele parece ser bem importante para “configurar” ou iniciar elementos nos programas.

Na prática, vocês acham que vale a pena entender esses métodos internos ou é melhor focar primeiro nas funções e operações mais comuns, tipo len(), append() ?

Gostaria de ouvir como vocês encaram isso no dia a dia e se têm dicas de como aprender sobre esses métodos sem se perder nos detalhes técnicos.

2 respostas
solução!

Olá, Yuri, tudo bem?

Que bom que você está explorando o dir() e se interessando pelos métodos especiais do Python, como o __init__. Eles são usados para dar comportamentos específicos a objetos.

Por exemplo:

• __init__ é executado sempre que um objeto é criado a partir de uma classe, sendo o lugar ideal para inicializar atributos.
  • __len__ permite definir o que a função len() deve retornar para a sua classe.
  • __getitem__ torna possível acessar seus objetos com índices, como fazemos em listas.

No dia a dia, entender esses métodos é muito útil se você pretende trabalhar com programação orientada a objetos, pois eles permitem personalizar o funcionamento das suas classes

Mas, se você está apenas começando, pode ser mais proveitoso focar primeiro nas funções e operações mais comuns, como len(), append(), entre outras. Assim você constrói uma base sólida antes de mergulhar nos detalhes técnicos dos métodos especiais.

Para se aprofundar depois, deixo alguns conteúdos que podem te ajudar:

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Desculpa a demora em responder — vi só agora (você postou há uma semana). Tudo bem por aqui!

Obrigado pela explicação, Monalisa — foi muito útil!

Agradeço também os links e o direcionamento para objetos. Como boa parte do meu aprendizado veio na base do autodidatismo, estou me reorganizando sobre o que vale a pena aprofundar primeiro. Visando meus objetivos práticos : análise e exploração de dados acadêmicos assistida por LLMs — então quero priorizar o que realmente agrega nesse fluxo.