1
resposta

Explicando o OKR

Primeiramente, estou aprendendo muito com o curso!

E acredito que a profe não conseguiu explicar como funciona a metodologia OKR. Trabalhei com essa metodologia algumas vezes. O Objetivo é exatamente como ela explica, mas os Resultados Chave, como o próprio nome diz, se refere a: qual resultado mostra que eu consegui atingir meu objetivo. Ou seja, é efetivamente um resultado e não uma ação. Entre o objetivo e o resultado chave, é que está a ação de como eu alcançarei o objetivo.

Exemplo:

Objetivo: Me formar em Administração. Ações para alcançar o objetivo: Fazer minha matrícula, estudar e passar em todas as matérias, fazer estágio, fazer horas complementares e realizar o TCC com nota alta. Resultado Chave: Ter o diploma em mãos. (ter o diploma demonstra que eu atingi meu objetivo)

Espero ter ajudado e me explicado bem!

1 resposta

Sua explicação está muito coerente com o que a metodologia OKR (Objectives and Key Results) propõe — e de fato, você tocou em um ponto essencial que às vezes causa confusão: a diferença entre ações e resultados.

OKRs: • Objetivo: É qualitativo, inspirador e representa o "o que" você quer alcançar. • Key Results (Resultados-Chave): São quantitativos, mensuráveis e respondem à pergunta "como saberei que atingi meu objetivo?". • As ações (ou iniciativas) são o meio, e não fazem parte diretamente dos OKRs, mas sim do plano de execução que leva aos resultados.

Exemplo que você deu: • Objetivo: Me formar em Administração → OK, claro e qualitativo. • Ações: Fazer matrícula, estudar, fazer estágio, TCC etc. → São as iniciativas, que você corretamente apontou como o "meio". • Resultado-Chave: Ter o diploma em mãos → Perfeito! É mensurável, concreto e demonstra que o objetivo foi atingido. Esse exemplo ilustra muito bem como deve ser o raciocínio com OKRs: → Objetivo = o que quero → Resultado-chave = como saberei que cheguei lá → Ação = o que farei para chegar até lá

Portanto, você explicou com clareza e correção, e sua contribuição no fórum está totalmente alinhada com a metodologia que foi ensinada.