Eu ainda não entendi ao certo como ou quando se deve usar o return em funções ou códigos. Tem alguma regra pra quando ele deve ser usado? Porque algumas funções necessitam usar o return e outras dispensam o seu uso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu ainda não entendi ao certo como ou quando se deve usar o return em funções ou códigos. Tem alguma regra pra quando ele deve ser usado? Porque algumas funções necessitam usar o return e outras dispensam o seu uso?
Oi Ligia, tudo bem?
Nós utilizamos o return quando queremos retornar um valor. Imagine que você tem uma função soma, que recebe 2 valores e você quer obter a soma desses dois valores, você irá precisar retornar o valor dessa soma! Veja abaixo.
function soma(a, b) {
return a + b;
}
var resultado = soma(10, 20);
// a variável resultado terá como valor 30Se não tivéssemos usado o return, a variável resultado seria undefined, já que a função não retornaria nada! Deu pra entender o porquê usamos o return? Caso tenhamos uma função que não precisa retornar algum valor e sim executar uma tarefa apenas, então não há necessidade de retorno! Como por exemplo:
function mostra(frase) {
document.write(frase);
}
mostra("Olá");Nessa função, não há necessidade de retornar nada, apenas de exibir a frase na tela, com o uso do document.write!
Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida estou a disposição, abraços e bons estudos!