<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue','red','green'];
var corAtual = cores[0];
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = corAtual;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
for(i = 0; i < cores.length; i++) {
if(corAtual == cores[i]) {
corAtual = cores[i + 1];
alert(corAtual);
return false;
break;
}
if(corAtual == cores[cores.length -1]) {
corAtual = cores[0];
alert(corAtual);
return false;
}
}
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>
Esta foi a forma que consegui fazer o código funcionar.
Apenas fiquei com uma pequena dúvida. Por que dentro do for
eu não consegui alterar a variável corAtual
usando o var
?
No caso eu deixei sem o var
porque percebi que funcionou, e com ele não funcionou, mas não entendi o porquê.